Professores falam sobre as licenciaturas da UCDB para alunos do Joaquim Murtinho

29/09/2021 - 7:05 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Na fase da vida em que muitos adolescentes estão em dúvida sobre qual profissão seguir, toda informação é bem-vinda. Para alunos do último ano do ensino médio de uma das maiores escolas de Campo Grande, o Joaquim Murtinho, a manhã de ontem (28) foi a oportunidade ideal para saber mais sobre uma das carreiras mais nobres, a de professor. Para essa missão, os docentes da Universidade Católica Dom Bosco Angela Cristina Catonio, Fábio Santos e Suellen Patriarcha Graciolli aceitaram o convite da escola e foram falar sobre o universo dos licenciados em Biologia, Letras, História e Pedagogia.

“A Escola Estadual Joaquim Murtinho organizou uma roda de conversa com profissionais para os alunos do 3º ano para que conheçam as profissões e tenham possibilidades de fazer escolhas. Acreditamos que preparar os jovens para o futuro inclui dar oportunidade para que continuem os estudos na universidade”, explicou a coordenadora pedagógica Neli Porto Soares. A ação teve apoio do diretor Claudio Morinigo e do diretor adjunto Eugênio Fava.

Alunos das 11 turmas ouviram as explicações dos docentes da UCDB e de uma advogada egressa da escola. “Busquei apresentar a área de atuação do profissional de História, experiência profissional, divulgação dos projetos de extensão e projetos de pesquisa, infraestrutura do Laboratório de História e Museu das Culturas Dom Bosco. Foi um momento de troca de experiências muito importante nesse período em que o jovem precisa decidir seu futuro profissional. Um bate-papo como esse pode auxiliar e orientar o estudante na tomada de decisão e ajudar a diminuir a ansiedade e a pressão nesse momento, além de estimular e incentivar o aluno a dar continuidade em seus estudos no ensino superior”, destacou Fábio, que é coordenador do curso de História da UCDB.

A coordenadora de Letras, Angela Catonio, também comentou sobre a experiência: “Apresentamos aos estudantes as especificidades do nosso curso de Letras, entre elas a dupla habilitação que o curso oferece que é em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa. Destacamos sobre a ampla área de atuação no mundo do trabalho para o profissional; dentre elas podemos citar: revisor e editor de texto, tradutor, redator, escritor e outras. Além disso, enfatizamos que ao cursar Letras, o aluno amplia sua visão de mundo ao conhecer diferentes línguas, literaturas e culturas”.

O encontro com os estudantes já rendeu resultados. "Logo após a apresentação, alguns alunos já vieram nos procurar e querer saber mais sobre as áreas de atuação. É muito bom despertar o interesse nesses alunos, para que continuem os estudos e ingressem em uma universidade", contou a professora Suelen Patriarcha.

Escolas interessadas em ações desse tipo podem entrar em contato com a Área de Relacionamento (SeR) da Católica pelo telefone (67) 33123300.