Professor de Psicologia da UCDB recebe medalha de honra da Câmara

20/10/2022 - 9:27 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Na noite de ontem (19), o professor da Universidade Católica Dom Bosco Renan Soares Júnior recebeu da Câmara de Vereadores a medalha comemorativa “Maria Solange Félix Pereira”. O evento aconteceu em comemoração aos 60 anos de regulamentação da profissão de psicólogo. No total, 48 profissionais foram homenageados — muitos deles egressos da Católica, como o vereador Ronilço Guerreiro, propositor da sessão solene.

O professor Renan, cuja indicação foi feita pelo vereador Alírio Villassanti, foi escolhido para falar em nome dos agraciados. “É extremamente importante termos uma medalha de honra que seja em homenagem a professora Maria Solange, que foi uma psicóloga muito importante para a psicologia brasileira e latino-americana. Ela trabalhou fortemente na árae psicologia social, do trânsito, contribuiu para a escrita do Código de Trânsito Brasileiro e na criação de programas de educação no trânsito”, destacou o docente.

Ele resgatou o discurso feito por Solange quando foi paraninfa da turma de 1988 da então Fucmt, hoje UCDB. “A professora falou sobre a solidariedade e a necessidade de a Psicologia permanecer ao lado da população, dos que precisam, do atendimento às políticas públicas e sobre o protagonismo dos psicólogos em busca de uma sociedade mais justa — não como uma utopia, mas como uma realidade. Uma sociedade que seja justa para todos, independente das diferenças, precisa existir: seja para homens, mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência, que seja uma sociedade mais igualitária e fraterna”.

Maria Solange Félix foi pioneira na construção da Psicologia em Mato Grosso do Sul e na criação de novos modelos de educação para o trânsito. Também foi conselheira do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-14), integrante da Comissão de Políticas e Ações de Psicologia no Trânsito do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e foi docente e coordenadora do curso de Psicologia da UCDB por 29 anos. Ela faleceu em 2009.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna