Professor da UCDB apresenta ferramenta de gestão de saneamento sustentável para áreas isoladas

15/08/2019 - 11:00 - Graduação

Fonte: Assessoria de Imprensa UCDB

Dr. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho, professor da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Dr. Fernando Jorge Correa Magalhães Filho, professor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), integra uma equipe de pesquisadores de Mato Grosso do Sul que desenvolveu um recurso computacional voltado para o armazenamento de dados referentes às diretrizes técnicas de saneamento centradas em comunidades pequenas ou tradicionais e isoladas que visam a alternativas ecológicas. A ferramenta é a primeira no âmbito digital a conectar informações referentes ao tema e deve auxiliar especialistas em relação a tomada de decisão, desde a escolha de soluções até um tipo de gerenciamento de sistema.

Segundo o pesquisador, o recurso foi desenvolvido com foco na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) — instituição financiadora da pesquisa —, para que o órgão possa gerenciar informações, realizar a gestão das comunidades, e captar mais dados com relação às opções ecotecnológicas para esgotamento doméstico, contudo uma versão simplificada deve ser feita para atender os demais usuários. “O banco de dados também poderá ser usado por companhias de saneamento e prefeituras, além de cientistas e pesquisadores da área”, indicou Fernando.

De acordo com o docente, a ferramenta é participativa e de fácil utilização tanto para quem gerencia, como para quem preenche o questionário em campo, como o gestor ou técnico. “O objetivo é organizar as informações, auxiliar no processo decisório, ampliar o leque de tecnologias sustentáveis para tratamento, reuso e conservação de águas em comunidades isoladas e habitações de forma geral” esclareceu o docente.

O software ainda não está oficialmente em uso, mas foi testado com sucesso na comunidade de Furnas do Dionísio, localizada em Jaraguari. “Foi escolhida uma opção de saneamento sustentável que foi executada sem recursos públicos. Ela utiliza o sistema de saneamento implementado, realiza a manutenção e sabe operar. Melhorou a condição local, evitando o contato de esgoto com animais e crianças, e trouxe benefícios econômicos com as atividades de turismo no local e a produção de alimentos”, comemorou Fernando.

Os resultados do trabalho Sustainable Sanitation Management Tool for Decision Making in Isolated Areas in Brazil estão disponíveis para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), no International Journal of Environmental Research and Public Health.

Reportagem produzida com informações do Portal de Periódicos da CAPES

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica