Possibilidades do Design são abordadas em palestra na Católica

06/04/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Stephan Hofmann ao ministrar palestra para os acadêmicos de Design

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Stephan Hofmann, fotógrafo e designer suíço especializado em arte, foi o profissional convidado para participar da aula inaugural do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na noite desta quinta-feira (5). No anfiteatro do bloco M, do campus Tamandaré, ele falou com os acadêmicos da graduação sobre “As possibilidades do Design”.

Como ponto de partida da palestra, Stephan expôs a trajetória profissional que traçou a partir de 1979, quando trabalhou como fotógrafo aéreo, não só no país em que nasceu, mas também em Nova York e na Arábia Saudita. Há 14 anos, o profissional mudou-se para o Brasil, e atua em projetos sociais como a Escola Pau-Brasil, em Campo Grande, onde ensina a confecção de móveis para jovens carentes e a aplicação das técnicas do design na elaboração dos produtos.

Ao conversar com os acadêmicos, Stephan ainda focou-se em explicar, principalmente, a diferença de um estúdio de design e de uma agência de publicidade e propaganda, algo que poucas pessoas conhecem. “As possibilidades do design funcionam chamando atenção, agradando e vendendo informações. Tentamos ser o mais transparente possível com os clientes, procurando saber o que ele deseja representar com aquele produto ou informação”, esclareceu.

Segundo a coordenadora do curso de Design, Maria Helena Benites, esse tipo de palestra é importante para que os acadêmicos possam ter contato com a realidade do mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, fazer uma ponte com o que é visto na graduação.

“É sempre bom quando os alunos podem ouvir outros profissionais da área falando a respeito do que discutimos em sala de aula, pois essa é uma maneira deles fazerem comparações e conhecerem como o trabalho é feito lá fora. Sem falar que, ao trazer o Stephan, pela vivência que ele possui,  buscamos inspirar os acadêmicos a empenharem-se e traçarem uma trajetória de sucesso”, comentou Maria Helena.

Na data, não só acadêmicos de Design participaram da palestra, o tema também chamou a atenção de alunos de outros cursos da Católica como Arquitetura e Urbanismo, Publicidade e Propaganda e das graduações na área de engenharia.

Para que a palestra fosse realizada, Maria Helena mencionou que teve a colaboração dos professores Elton Tamiozzo, Eduardo Biagi, Gabriel Ferraciolli e José Francisco Sarmento.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.