Perito contador no mercado é tema abordado com alunos de Administração e Ciências Contábeis

17/05/2019 - 11:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Mariane Zanette ministrou palestra no auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

No auditório da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis e de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram da palestra “O perito contador no mercado”, ministrada pela contadora e perita judicial, financeira e contábil, Mariane Zanette.

Durante a conversa com os alunos, a palestrante egressa da Católica, apresentou os caminhos que devem ser percorridos por quem tem interesse em se tornar perito e mostrou como esta área tem colaborado com o combate de crimes financeiros e corrupção. “O perito deve ser um profissional de múltiplos conhecimentos e experiências. Ele precisa entender não só sobre contabilidade, mas também a respeito de direito, mercado, economia, documentos físicos e o mundo digital. Tudo isso se faz presente nas áreas empresarial e pessoal e por isso ajuda a investigar e combater desvios, falsificações e até fraudes e sonegações”, pontuou a contadora.

Mariane também expôs que a profissão do contador é muito respeitada em países como os Estados Unidos, porém no Brasil, a imagem passada para a sociedade, muitas vezes, é que as empresas são obrigadas a contratar o profissional para que faça valer os direitos de órgãos públicos dentro das firmas, algo que não corresponde com a realidade.

“Hoje em dia para uma empresa o contador é essencial. Ele tem competência para analisar uma vida econômica empresarial e, além disso, também pode atuar junto ao judiciário ajudando magistrados a resolverem conflitos e expor por meio de cálculos e demonstrações desenvolvidas que o patrimônio da firma consiste em muito mais do que conquistar um lucro e distribuir dividendos”, esclareceu Mariane.

Segundo a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucélia Nogueira Tashima, a atividade foi proposta para que os acadêmicos conheçam outros âmbitos de trabalho que a graduação permite. “São novas possibilidades que o mercado de trabalho está oferecendo e é necessário que tenhamos um olhar para essas áreas e para o tipo de profissional que estamos formando. Por tanto, convidamos alguém que estivesse atuando na área, até mesmo para expor o que o mercado deseja dos futuros profissionais”, comentou a docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.