Para solucionar problemas reais, acadêmicos criam apps e vivenciam o cotidiano da profissão

27/06/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Acadêmicos apresentaram apps desenvolvidos em sala de aula

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Validação de produto: Criação de App” foi o projeto executado pelos acadêmicos do 3º semestre do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tads) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) no primeiro semestre deste ano. Cada grupo precisou desenvolver um aplicativo de celular que solucionasse um problema real enfrentado pelas pessoas no cotidiano e o resultado de cada trabalho foi apresentado na noite de terça-feira (25).

Ao todo, três aplicativos foram criados: “Secretária Inteligente”, “Bird Watching” e “Mega Compra”.  Antes de serem executadas, as ideias foram validadas com o público alvo de cada uma. Com o suporte da professora Maísa Helena Pimenta, os acadêmicos desenvolveram os projetos a partir do conhecimento adquirido em sala de aula. Segundo a docente, fazer com que eles criassem algo real, de utilidade pública, é uma maneira de prepará-los para o mercado de trabalho.

“Os esboços dos programas foram preparados em fases e, consequentemente, foi feita uma pesquisa para saber como seria o desenvolvimento dos aplicativos. Cada grupo também precisou calcular quanto custaria para a criação do app e ainda qual seria a devolutiva do dinheiro investido. Resolvi juntar a administração com as partes técnicas para que os acadêmicos tivessem uma visão da realidade que vão encontrar depois de formados”, declarou a docente.

Na mesma data, os acadêmicos do 5º semestre de Tads apresentaram aos calouros um projeto que desenvolveram para atender um cliente real: a Associação Brasileira de Busca e Salvamento. Em parceria com o projeto de extensão da UCDB Laboratório de Desenvolvimento de Software (Lads)  e também com a empresa de desenvolvimento de software Perseu Tecnologia, os alunos criaram um site para o órgão com a proposta de ajudar na divulgação e na execução do trabalho realizado pelo esquadrão pelicano que executa missões de busca e salvamento por meio da aviação.

O programa foi desenvolvido durante as disciplinas ministradas pelos professores Virmerson Bento dos Santos, Ana Karina Vieira da Silva, Péricles Christian Moraes Lopes e pelo coordenador do curso, Marcos Alves. Segundo Marcos, o propósito dos projetos é aproximar cada vez mais os estudantes ao mercado de trabalho. “É uma forma de trazer experiência e vivências que eles vão presenciar no comércio. Sendo assim, estamos vinculando os aprendizados deles com o ambiente de trabalho, para que estejam preparados profissionalmente”, ressaltou o coordenador.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica