Papel do ambiente construído na promoção de uma vida saudável é discutido em aula magna na UCDB

08/03/2022 - 12:11 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, ministrando palestra

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“O papel do ambiente construído na promoção de uma vida ativa e saudável: Projeto amigos do parque e revitalização do Parque dos Poderes” foi o tema da palestra ministrada nesta terça-feira (8) pelo Secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel, e pelo presidente da Fundação Estadual de Esporte, Marcelo Miranda, na aula magna dos cursos de Educação Física, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Sanitária e Ambiental e Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

“O tema traz uma abordagem extremamente importante porque eu tenho o ambiente impactando com isso. Então, à medida em que eu tenho mais possibilidade de uma prática esportiva, de ambientes de convívio e diversão, isso tudo vai impactar nessa expectativa de vida”, destacou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, professora Dra. Rúbia Renata Marques.

Para a coordenadora do curso de Educação Física da Católica, Fabiana Maluf Rabacow, o tema proposto vem de encontro com o lema da instituição. “Nós nos preocupamos muito em formar profissionais que sejam capazes de solucionar questões de diferentes disciplinas e setores também, para melhorar a saúde da população”, pontua.

O presidente da Fundação Estadual de Esporte, Marcelo Miranda, ressalta que a grande meta da Organização Mundial da Saúde é reduzir em 15% o nível de sedentarismo da população até 2030 para não sobrecarregar o sistema público de saúde. “Então, fico muito feliz em fazer parte de um governo que vê a qualidade de vida e esporte de modo especial”.

O governo Estadual de Mato Grosso do Sul está investindo R$ 18,9 milhões com a revitalização do Parque dos Poderes, com a reforma dos estacionamentos, quatro quilômetros de pista de caminhada, 4,2 quilômetros de ciclovia no canteiro central, iluminação de led, abrigos de ônibus, bancos, complexo multiuso entre outros.

“Para iniciarmos a revitalização no Parque dos Poderes ouvimos os usuários de esporte para entender as necessidades, além de engenheiros e ambientalistas. Vamos trazer saúde, lazer, sustentabilidade e preservação ambiental”, finalizou o secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel.

Além dos acadêmicos que prestigiaram a ação, o evento contou ainda com a presença do Pró-Reitor de Administração, Ir. Raffaele Lochi, coordenadores de cursos e professores.