Palestrante destaca que planejamento é o ponto chave para toda situação

24/03/2022 - 11:05 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“O primeiro passo do planejamento é localizar problemas”. Com essa frase é que o secretário municipal de Gestão (Seges), Agenor Mattiello, iniciou ontem (24), no auditório do bloco B, a palestra ‘Gestão Contemporânea em Serviços’, organizada pelo curso de Administração da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o apoio dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Psicologia. Evento contou ainda com a presença do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, professores, coordenadores de curso e acadêmicos.

Para o coordenador do curso de Administração da UCDB, professor Leandro Tortosa, “o objetivo é promover uma aproximação maior entre a Universidade e órgãos de governo como a Prefeitura Municipal de Campo Grande. Além de promover a integração de cursos de áreas diferentes, que vão aproveitar justamente da gestão das organizações, como forma de atuar no setor de serviços, que é o mais pujante do Brasil”, ponderou o coordenador. 

Na abertura do evento, o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, aproveitou para ressaltar a importância do acolhimento. “A partir do momento que vocês escolheram a UCDB para estudar, essa é a casa de vocês durante todo o período de formação. Vocês vão perceber isso pela forma com que são tratados aqui dentro, não como números, mas como pessoas. Como pessoas que buscam aprimorar os conhecimentos, que buscam a vivência do dia a dia e do contato”, destacou o Reitor.

O prefeito de Campo Grande, Marcos Trad, também aproveitou para falar sobre o compromisso e empenho com a educação.“Eu nunca vi uma pessoa plantar um pé de laranja e colher mamão, nunca vi uma pessoa planta raiva, inveja e picuinha e colher bons frutos, amores e amizades. A vida é consequência daquilo que você faz e o que você quer ser daqui 10 ou 15 anos você vai começar a plantar agora”, pontuou.

O palestrante, Agenor Mattiello, secretário municipal de Gestão, ressaltou a necessidade do planejamento para a execução de toda e qualquer situação. O primeiro passo do planejamento é localizar problemas. Identifique-o, estabeleça o que fazer com ele. Isto é um plano de ação. Tenho o problema, localize ele,  estabeleça o plano de ação, então é só executar. Coloque o plano em prática. Se não der certo, faça o ajuste necessário”, destacou o palestrante Mattiello.

Ele destacou ainda sobre a eficiência (realizar uma tarefa sem gerar custos extras), a eficácia (utilizar os recursos disponíveis para obter o melhor resultado) e a efetividade (reduzir custos, garantindo a qualidade). “Na Prefeitura de Campo Grande, cuidamos de 28 mil pessoas, com uma folha mensal de R$ 187 milhões, 505 mil bens móveis, 1050 veículos, entre outros.