Palestra sobre a atuação do biólogo abre VI PECC Seminário Acadêmico nesta quarta-feira

06/06/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Biólogo e suas diversas atuações profissionais” é o tema da palestra que abre, nesta quarta-feira (6), a partir das 8h, no anfiteatro da Biblioteca Pe. Félix Zavattaro, o VI Plantando Educação e Colhendo Ciência (PECC) Seminário Acadêmico. O assunto será abordado pelo delegado do Conselho Regional de Biologia de Mato Grosso do Sul (CRBio-01), José Carlos Chaves dos Santos.

Voltado principalmente para acadêmicos de Ciências Biológicas e de Biomedicina da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o seminário vem para promover a discussão e a reflexão das práticas profissionais, debater o futuro da licenciatura e, além disso, proporcionar a troca de experiências entre os alunos e especialistas na área.

Nesta edição, o PECC traz como tema central “A construção do conhecimento: interações entre educação, ciência e sociedade”. Além da palestra de abertura, no primeiro dia de evento também serão realizadas outros três debates. Às 9h30, a professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Inês Aparecida Tozetti irá falar sobre “Pesquisas, Diagnósticos e Vacinação”. Já no período noturno, a partir das 19h30, a “Formação de professores do campo em Mato Grosso do Sul” será o assunto abordado pelos professores da Católica Dra. Celeida Maria Costa de Souza e Silva e Me. Onivan de Lima Correa. Em seguida, às 20h30, as docentes da Instituição Dra. Tânia Maria Filiú de Souza e Dra. Carina Elisei de Oliveira vão expor o tema “Educação especial no ambiente escolar: altas habilidades na UCDB”.

Também nesta quarta-feira (6), dá-se início aos cinco minicursos oferecidos pelo seminário. As aulas serão realizadas no período da tarde, das 13h30 às 17h30, e seguem até o último dia de evento (8). Os temas abordados pelas oficinas serão: “Prospecção de Venenos”; “Como trabalhar com projetos em sala de aula”; “Noções de biossegurança e vidrarias laboratoriais”; “A análise do crime: noções de perícia criminal e biologia forense” e “Passarinhada na UCDB – observação, manejo e identificação de aves”.

Programação

Durante os próximos dois dias, o seminário ainda traz para os participantes nove palestras e uma mesa-redonda. Amanhã (7), às 7h30, o pesquisador da Embrapa Dr. Paulo Henrique Duarte fala sobre “Parasitas do campo”. Depois, às 8h, quatro profissionais foram convidados para abordar o tema “Educação e Saúde — Um olhar crítico e compartilhado sobre o controle de doenças transmitidas por vetores no Estado”.

Ainda na mesma manhã, às 9h30, os professores da Católica Dr. André Barciela Veras e Dra. Liliana Guimarães, que integram o Núcleo de Análises do Comportamento e da Neurociência (NACNeuro), ministram a palestra “Saúde mental do professor e do acadêmico”. Já a noite, a partir das 19h, o projeto “Castração UCDB: uma ação de amor e prevenção” será apresentado para os participantes pela docente Dra. Magyda Arabi Araji Dahroug. Por fim, a professora Dra. Elizabete de Souza Cândido vai abordar a “Bioinformática na UCDB”.

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3701. A programação completa do evento pode ser acessada pelo site da Católica, basta clicar aqui.