Palestra abre o segundo dia da XV Semana de Zootecnia e do V Simpósio de Produção Animal

10/05/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Michele Moraes

Mesa de abertura dos eventos realizados no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Nutrição em ovinos” é tema da palestra que abre, nesta quinta-feira (10), a XV Semana de Zootecnia e do V Simpósio de Produção Animal. O assunto será apresentado pela zootecnista Dra. Patrícia Maria de França, a partir das 8h, no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré.

Após a abordagem do tema, será a vez da professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dra. Marina de Nadai Bonin ministrar uma palestra sobre o “Uso da ultrassonografia como ferramenta de seleção genética de bovinos”. Na mesma data, no período da tarde, das 13h30 às 16h30, ainda serão realizados dois minicursos:  um sobre “Manejos práticos na reprodução de ovinos” e o outro consiste em uma oficina básica de Auto Cad.

Tanto a XV Semana de Zootecnia quanto o V Simpósio de Produção Animal são realizados simultaneamente e seguem até amanhã (11). Ao todo os eventos trazem seis palestras e sete minicursos com o intuito de favorecer o crescimento e o desenvolvimento das ciências agrárias em Mato Grosso do Sul e ampliar os vínculos interinstitucionais para projetos de pesquisa.

A abertura oficial foi realizada nesta quarta-feira (9) com o pronunciamento do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UCDB, Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho. Na data, também falaram com os participantes o coordenador do curso de Zootecnia, Dr. Rodrigo Gonçalves Mateus, e a professora Dra. Milena Wolff Ferreira, que integraram a comissão organizadora dos eventos. Também houve a participação do vereador Veterinário Francisco.

Entre as duas palestras realizadas na manhã do primeiro dia de evento, estava o tema “Suplementação de bovinos a pasto” abordado pelo professor da UFMS Dr. Luís Carlos Vinhas Ítavo. Ao levar em consideração a característica da pastagem no Estado, que cresce de acordo com a estação, o especialista apresentou práticas que podem ser adotadas pelo produtor para que o animal ganhe peso independentemente da época do ano.

Na parte da tarde foram realizados também dois mini-cursos. Um deles falou a respeito do manejo reprodutivo em ovinos que incluiu a apresentação das técnicas utilizadas como inseminação artificial, transferência de embrião, fertilidade in vitro, além da monta natural e monta dirigida.