Onze alunos da UCDB são premiados no campeonato Startup Weekend Campo Grande Agritech

07/10/2019 - 16:30 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Equipe classificada em 1º lugar na Startup Weekend Campo Grande Agritech (Clique na foto e arraste para o lado para conhecer as outras equipes)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nesse domingo (6), onze acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foram premiados na edição 2019 do Startup Weekend Campo Grande Agritech, realizada no Living Lab Mato Grosso do Sul (MS). Os alunos integraram as equipes classificadas nos três primeiros lugares da competição que é promovida pela Techstars, com apoio da Google for Entrepreneurs e está presente em 150 países.

Na capital sul-mato-grossense, a disputa envolveu sete grupos de trabalho que tinham um objetivo em comum: desenvolver soluções inteligentes para um agronegócio mais produtivo e sustentável. A competição teve início na sexta-feira (4) e durou, ao todo, três dias. Durante as 54 horas, além de ter uma ideia inovadora, os participantes tiveram que validá-la, construir um modelo de negócios e desenvolver um protótipo. Ao final, cada equipe fez uma apresentação a banca avaliadora.

A iniciativa que mais se destacou e garantiu o primeiro lugar foi a “ValidAgro” — uma plataforma digital que visa a aproximar o produtor rural de quem está à procura de emprego na área do agronegócio. Dentre as sete pessoas que consolidaram a ideia estão dois acadêmicos da Católica: Rayane Kurose e Gilson Roque Matvenbacher que cursam o 8º semestre de Agronomia.

Segundo os futuros agrônomos, a ferramenta tem a proposta de solucionar um problema real. “Entrevistamos vários produtores rurais e eles reclamaram da falta de pessoas capacitadas. Geralmente, a categoria procura empresas de Recursos Humanos para a seleção do profissional que a fazenda precisa, contudo, os produtores dizem que os selecionados, muitas vezes, não têm o conhecimento que consta no currículo. A nossa ideia é, por meio do site, exigir que o candidato anexe certificados ou diplomas, por exemplo, além de aplicar um questionário para ter certeza de que ele realmente sabe atuar na área em questão”, explicou Gilson.

Já em segundo lugar se classificou o time que desenvolveu o “Ceasa Up”. O aplicativo vem com a ideia de aproximar os donos de restaurantes dos fornecedores que atuam na Central de Abastecimento de Mato Grosso do Sul (Ceasa) para facilitar as compras de frutas e hortaliças, além de dar transparência de preço. Cinco acadêmicos da UCDB participaram da execução do projeto: a aluna de Design Isadora Simone Pereverzieff e os estudantes de Agronomia Ingrid Nayanne Pereira Gomes, Fabíola Abreu, Marcos Augusto Weiss Rodrigues e Riquiette Gomes de Azevedo. Além deles, a engenheira agrônoma egressa da Católica Denielle Fuzer Gonçalves também compôs a equipe.

Por fim, em terceiro lugar, com a plataforma digital “Green House” ficou o time formado por quatro integrantes, sendo que três deles cursam Agronomia na Católica: Jennifer Vaz Paulino, Fábio Carvalho e Carlos Eduardo Araújo. O produto criado pela equipe é voltado para o gerenciamento de práticas e dados para produções em estufas: “Existem outras plataformas que têm esse mesmo foco, mas nenhuma atende, especificamente, produtores e consultores de cultivo protegido e, ao identificarmos a grande demanda por uma ferramenta com essa, decidimos colocar a ideia em prática”, comentou Jennifer.

Premiação

As equipes que ocuparam as três primeiras competições na disputa irão participar do programa de orientação Five Weeks, oferecido pelo Living Lab MS. Em cinco semanas, os times vão receber mentoria especializada para que possam desenvolver o projeto a fundo, criar uma rede de networking e identificar as possibilidades de mercado.