Onça parda do Cras passa por exames no Hospital Veterinário da UCDB

05/11/2019 - 14:00 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Onça parda fêmea de seis anos abrigada no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) passou por uma bateria de exames, ontem (4), no Hospital Veterinário da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). A atividade fez parte da disciplina de Animais Silvestres, ministrada pela professora Paula Helena Santa Rita no curso de Medicina Veterinária, e reuniu acadêmicos do 2º, 4ª, 6º e 8º semestres, alguns deles participantes de projetos de iniciação científica (Pibic). Participaram dos procedimentos as docentes Magyda Arábia Araji Dahroug e Joyce Katiuccia Medeiros Ramos Carvalho.

“Iniciamos uma parceria com o Cras e, todas as sextas-feiras, realizamos atividades práticas. Esse animal de hoje (ontem) apresentou diminuição de peso, perda de apetite e, por isso, foi trazido para o Hovet para fazermos coleta de materiais para análises (sangue e fezes), além de limpeza da cavidade oral, ultrassom e raio-X”, detalhou.

As equipes do Cras e da UCDB participaram da sedação e do transporte do animal do Parque das Nações Indígenas até o campus da Católica. Os médicos veterinários e acadêmicos realizaram os procedimentos em cerca de 2h, em uma das salas do Hovet. “É uma oportunidade para os acadêmicos trabalharem com um grande felino, além de termos um diagnóstico das condições gerais de saúde do animal”, complementou Paula, que é coordenadora da Comissão Estadual de Animais Silvestres (Ceas), ligado ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).