Mostra fotográfica MS em Cores, produzida por alunos de Design da UCDB, é exposta no MIS

09/10/2018 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Carine Ferrari

MS em Cores traz as fotografias originais junto com a versão colorida desenvolvida pelos acadêmicos da UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Fotos históricas em preto e branco que retratam aspectos decisivos para a criação de Mato Grosso do Sul foram coloridas pelas mãos dos acadêmicos do 2º semestre de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e compõem a mostra “MS em Cores”. A exposição fotográfica vem em alusão aos 41 anos do Estado, comemorados nesta quinta-feira (11), e está aberta para visitação gratuita no Museu da Imagem do Som (MIS), em Campo Grande, das 8h às 17h.

Com intuito de contribuir com a preservação da identidade regional, a mostra foi desenvolvida sob a orientação da coordenadora do curso de Design, Maria Helena Benites, e do professor Gabriel Ferraciolli.  Para produzirem a exposição, os acadêmicos fizeram um levantamento bibliográfico e identificaram as condições que levaram à divisão de Mato Grosso, assinada em 1977, e, a partir dela, a consolidação da população sul-mato-grossense.

“O trabalho de colorização das fotografias foi feito em um software de edição de bitmap e não foi totalmente livre. Com base na pesquisa histórica, os alunos tiveram o máximo de cuidado com relação a arquitetura, vestimentas, urbanização e veículos presentes à época, ou seja, foi preciso interpretar e caracterizar as cores utilizadas”, esclareceu Gabriel.

De acordo com o docente, a iniciativa veio com a proposta de resgatar o processo histórico de Mato Grosso do Sul e fazer com que a população o conheça: “Quisemos trazer mais vida às fotos, visto que, a colorização humaniza o passado e o aproxima das pessoas no presente. Se o passado molda o futuro, busca-se aqui contribuir com a preservação da identidade sul-mato-grossense”.

Serviço

O MIS fica no terceiro andar da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, localizada na Avenida Fernando Corrêa da Costa, nº559. A mostra fotográfica estará aberta para visitação até dezembro. Mais informações podem ser obtidas ao entrar em contato com o museu por meio do número (67) 3316-9174.