Mapa Metabólico é apresentado por acadêmicos de Ciências Biológicas

30/11/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Os acadêmicos do 4º semestre dos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco apresentaram seu trabalho final da disciplina de Bioquímica II, matéria que foca no metabolismo de macromoléculas, que seriam proteínas, carboidratos e lipídios. O trabalho final era integrar todas as vias metabólicas em um único mapa geral.

Os alunos foram divididos em seis grupos, cada um com um mapa produzido por eles, onde puderam usar sua criatividade para melhor ilustrar toda a matéria aprendida no semestre. A mostra dos mapas foi feita para sete alunos de pós-graduação mestrado e doutorado que tiveram o papel de avaliadores durante as apresentações.

As avaliações consistem em oito notas, sete dos acadêmicos veteranos, que fizeram um rodízio entre si para que todos passassem por todos os mapas, e dessa forma fazer que o acadêmico se esforce mais para explicar seu mapa, e a oitava e mais importante nota, a do professor Ludovico Migliolo.

Neste mesmo dia foi montada a Exposição de Frutos e Plantas no térreo do bloco B pelos acadêmicos dos 4º semestre de Agronomia. A exposição faz parte da disciplina de Morfologia e Sistemática Vegetal.

A disciplina estuda as variações estruturais das plantas, raízes, caules, folhas, flores e frutos e também a classificação filogenética, ou seja, as famílias vegetais em que elas se inserem. Nos toldos, os acadêmicos colaram amostras das plantas junto com todas as pesquisas relacionadas a elas, com seu nome científico, nome popular, sua classificação e curiosidades.

Texto sob a supervisão de Gilmar Hernandes