Liga Feminina do Direito UCDB é lançada e homenageia mulheres atuantes na sociedade de MS

05/05/2022 - 7:18 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

A Liga Feminina do Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi lançada ontem (4), em solenidade realizada no mezanino do Pátio UCDB, e homenageou diversas mulheres pela atuação profissional ligada ao Direito em Mato Grosso do Sul, com a medalha ‘Madrinha: aquela que acolhe, protege e inspira’. 

“Vocês mulheres estão de parabéns, pois estão ocupando honestamente diversos cargos na sociedade, desde prefeita até desembargadora. Não sejamos machistas, aprendamos com as mulheres sermos mais carinhosos, mais acolhedores e mais humanos”, destacou o Reitor, Pe. José Marinoni.

A Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, destacou a importância de mostrar o quanto a mulher é capaz de atuar em diversas áreas. “A Liga representa um marco muito importante e é um pioneirismo significativo para a nossa sociedade. Nosso papel na sociedade em Mato Grosso do Sul é formar pessoas para que tão pouco tempo estarão vivenciando cargos de liderança, tomando decisões por nós”, ressaltou.

A Liga busca promover o diálogo entre profissionais que atuam no mercado e a comunidade acadêmica, além de tratar a questão de gênero nas carreiras jurídicas. Ela é composta por três professoras do curso: Ana Cristina Medeiros, Maira Nunes Farias Portugal Da Silva e Larissa Wolf, além de duas acadêmicas Kamila Zaher (presidente do Diretório Acadêmico Clóvis Beviláqua) e Emylli Albuquerque (presidente da Atlética). 

“Nosso objetivo é complementar a formação dos nossos acadêmicos e acadêmicas na promoção e participação da liderança feminina no curso de direito pela ações voltadas a enfrentarem a carreira jurídica e mercado de trabalho”, disse a presidente da Liga, professora Ana Cristina Medeiros Rodrigues.

O evento contou ainda com a presença da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. “Eu decidi que o meu lugar é na política, meu propósito de vida é servir. Hoje sou servidora pública, a primeira prefeita eleita democraticamente na Capital de Mato Grosso do Sul. Egressa da UCDB, com muito orgulho, pois foi daqui que eu sai para Campo Grande, Mato Grosso do Sul e para o mundo”, disse.

Foram homenageadas com a medalha ‘Madrinha: aquela que acolhe, protege e inspira’ a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Jaceguara Dantas da Silva,  a primeira mulher coronel da PMMS, Neidy Centurião, a procuradora de justiça do Ministério Público de MS, Ana Lara de Castro, a defensora pública Graziele Carra Dias, e as advogadas Andréa Flores e Beatriz Stuart. Ao final, todas as mulheres que compuseram a mesa também receberam flores.

Também participaram da solenidade de lançamento da Liga o Pró-Reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários, Pe. Idenilson Lemes da Conceição, a procuradora-geral do Estado de MS, Ana Carolina Ali Garcia, o coordenador do curso de Direito da UCDB, Luiz André de Carvalho Macena, a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional MS, Camila Bastos, diretora-geral da Escola superior da Advocacia de MS, Luane Braz Andrekowisk Volpe Camargo, presidente da comissão nacional da mulher advogada representando a OAB nacional, Cristiane Damaceno e a diretora diretora da Escola Superior da defensoria pública Claudia Bossay Assumpção Fassa, representando a defensora pública de MS, Patrícia Cozzolino Oliveira, além e professores, colaboradores e acadêmicos. Mais informações pelo telefone (67) 3312-3508.

Galeria de fotos

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna