Jornalista fala sobre telejornalismo regional para acadêmicos da UCDB

26/05/2020 - 10:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Jornalista Dr. Marcelo Cancio

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realiza nesta quarta-feira (27), às 9h30, a palestra on-line “Telejornalismo Regional”, com o jornalista Dr. Marcelo Vicente Cancio Soares, autor do livro ‘Telejornalismo descoberto: a origem da notícia no jornalismo televisivo regional (2005)’. A atividade faz parte da disciplina Telejornalismo, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro, e transmissão será via Google Meet.

“A ideia é conversarmos sobre a obra descoberta do telejornalismo regional, isso porque muito da desta história estava se perdendo ou mesmo foi perdida. A reconstrução dela veio por meio de depoimentos de jornalistas e técnicos que, a partir de entrevistas, contaram como foram os primeiros passos do telejornalismo no Estado”, explicou Oswaldo.

O autor do livro é  um dos referenciais teóricos da disciplina de Telejornalismo, descrevendo questões sobre jornalismo, televisão e notícias — conceitos e histórias, televisão e telejornalismo regional como introdução. “Ele apresenta a história do telejornalismo em Mato Grosso do Sul, apresentando um pouco sobre o Estado e em seguida a criação das emissoras e dos primeiros telejornais. Também faz uma análise comparativa dos quatro telejornais de Campo Grande para concluir o estudo”, completa. 

Cancio foi professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Ciências da Comunicação na Universidade Autônoma de Barcelona. Experiente na área de comunicação, com ênfase em telejornalismo, teorias do jornalismo e comunicação rural, atuou principalmente nos seguintes temas: telejornalismo, vídeo documentário e televisão, jornalismo rural e jornalismo de fronteira.