IV Jornada Acadêmica de Psicologia promove debates no âmbito da educação e democracia

30/10/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Os professores Kwok Chiu Cheung e Antônio Hilário Aguilera Urquiza participaram da mesa-redonda promovida pelo evento nessa terça-feira (29)

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Quais os atravessamentos do fenômeno das fake news nas produções científicas?” é o tema da mesa-redonda promovida, nesta quarta-feira (30), pela IV Jornada Acadêmica de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O assunto vai ser abordado, às 9h, pelo professor Dr. Rodrigo Lopes Miranda no auditório do bloco B, no campus Tamandaré.

Com o tema central “Democracia e educação, compromissos éticos e políticos da academia”, a Jornada Acadêmica tem a proposta de promover reflexões nos âmbitos da educação em relação ao contexto político e social, além de incentivar o debate e a troca de conhecimentos. O evento teve início na segunda-feira (28), com uma mesa-redonda sobre “Democracia em vertigem: os novos arranjos do governo atual”. Já ontem (29), o assunto debatido foi “Ética ambiental, povos tradicionais e democracia: Como se pensar o território?”. Participaram da mesa-redonda os professores Dr. Antônio Hilário Aguilera Urquiza e Me. Kwok Chiu Cheung.

Ao todo, são cinco dias de duração da Jornada Acadêmica, que segue até sexta-feira (1º). Nesse período, o evento realiza cinco mesas-redondas com o intuito de possibilitar a discussão sobre temas relevantes e o contato dos acadêmicos com os profissionais que já estão inseridos no mercado de trabalho.  

“É preciso reconhecer a Universidade como o lugar de encontros, de debates e principalmente de diversidades. Além disso, é importante discutir sobre a didática sob a perspectiva democrática e ética, que é fundamental para uma formação integral dos nossos acadêmicos. Portanto, esperamos um grande envolvimento na participação dos alunos e que eles consigam sanar todas suas dúvidas durante a programação do evento”, pontuou Flávia Maria Feroldi Ferreira, coordenadora do curso de Psicologia da UCDB.

Para acadêmica do 8° semestre de Psicologia, Carolina Moreira Cálido, de 21 anos, que participou da palestra “Feminismo e Psicologia”, o debate serviu para orientar e compreender esses temas que vem sendo muito discutidos atualmente. “Tratar desses assuntos, é de suma importância para quebrar os paradigmas que são impostas pela sociedade”, comentou a aluna.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei. 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna