Indique a um amigo

III Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e VI Ciclo de Palestras em Agronomia encerram-se nesta quarta-feira

13/09/2018 - 07:30 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Engenheira agrônoma da Agraer Ana Cristina Ajalla foi uma das palestrantes convidadas para os eventos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com a proposta de abordar “O perfil do agrônomo atual”, nesta quarta-feira (12), o último dia do III Simpósio de Tecnologias do Agronegócio e do VI Ciclo de Palestras em Agronomia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) traz para os participantes mais quatro palestras, uma mesa-redonda e um minicurso. No anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré, o evento começa, às 7h40, com o professor convidado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Dr. Rubens Silvestrini que irá falar a respeito da cadeia produtiva da soja.

O Ciclo de Palestras e o Simpósio tiveram início na terça-feira (11) e vieram com a intenção de proporcionar a troca de experiências entre acadêmicos, docentes e profissionais da área ao apresentar para os participantes cases de sucesso e novas tecnologias. Nos dias anteriores já foram realizadas outras seis palestras e quatro minicursos ministrados por pesquisadores da Católica e também por profissionais convidados.

Uma delas foi a engenheira agrônoma da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) Ana Cristina Ajalla. A profissional fez uma palestra na terça-feira (12) e abordou o tema “Produção de guavira e potencial de comercialização”. Ela pontuou a necessidade de estimular a formação de uma cadeia produtiva quando se fala da guavira — um fruto do Cerrado, rico em vitamina C, considerado em novembro de 2017, conforme a Lei Estadual 5.082, símbolo de Mato Grosso do Sul.

Segundo Ana Cristina, a maior parte dos frutos vem do extrativismo e, mesmo a planta crescendo na natureza sem a ajuda do homem, se faz necessário o cultivo para a preservação do conhecimento popular e cultural, da biodiversidade e também para o fortalecimento do comércio local.

“Para mim é muito importante apresentar este assunto para os acadêmicos de Agronomia porque normalmente na nossa área há muito receio com este tipo de trabalho, porque durante a graduação geralmente estudamos e trabalhamos com as plantas já domesticadas. Então é um desafio e uma grande satisfação estar aqui apresentando justamente esse assunto”,  declarou Ana Cristina.

Outras informações sobre o Simpósio e a respeito do Ciclo de Palestras podem ser obtidas ao acessar a página do evento, basta clicar aqui.  Interessados também podem entrar em contato por meio do número (67) 3312-3513.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/11/2018 - 09:00 - Mestrados e Doutorados

Inscrições para processo seletivo de mestrado e doutorado em Educação UCDB podem ser feitas até o dia 22

São oferecidas 14 vagas para o doutorado e 16 vagas para o mestrado


13/11/2018 - 07:00 - Graduação

Acadêmicos de Biomedicina realizam sessão de acupuntura

Sessão será realizada na Clínica-Escola UCDB


12/11/2018 - 11:00 - UCDB

Crianças do CEI São Domingos Sávio são incentivadas à leitura

Atividade finalizou a semana da leitura com a contação de histórias