II Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas é realizada na UCDB

19/09/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes e Marina Romualdo

O engenheiro mecânico do Senai Jeancarlos Lucietto foi um dos palestrantes convidados para participar do evento

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O minicurso "MS Project 2016 - Software de Gestão Microsoft" e a palestra "Vaso de Pressão", ministrada por Roni Amaral, abrem, nesta quarta-feira (19), a partir das 7h30, o segundo dia da II Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas realizada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

As atividades serão no anfiteatro do bloco C do campus Tamandaré e a programação ainda inclui outros três minicursos e quatro palestras, além de uma feira, organizada no piso térreo, composta por vários estantes, que permanece aberta para o público até às 19h. (Confira os detalhes das ações previstas por meio da página do evento, basta clicar aqui.)

Primeiro dia de evento

Com o intuito de proporcionar a troca de experiências entre os acadêmicos e profissionais da área, a II Semana da Engenharia, Arquitetura e Tecnologia e Análise de Desenvolvimento de Sistemas teve início ontem (18) e trouxe para os participantes mais quatro palestras e cinco minicursos. Na data, o tema que abriu o evento, “Engenharia aplicada na adequação de máquinas à NR12”, foi ministrado pelo engenheiro mecânico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) Jeancarlos Lucietto.

Segundo o profissional, a norma regulamentadora NR12 define medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores em atividades que utilizem máquinas e equipamentos e, por isso, é necessário que as empresas adequem-se a exigência. Durante a palestra, Jeancarlos citou as principais causas dos acidentes ocorridos em instituições por falta do cumprimento da legislação e esclareceu também como uma empresa deve adequar-se a norma.

Já no período noturno, a semana trouxe a palestra “Inovação e Empreendedorismo em Engenharia – Oportunidades para o Brasil do futuro” ministrada pelo professor Dr. Maurício Pazini Brandão que atualmente é conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SP) e docente titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Maurício expôs cenários da política e poder, além da atuação dos engenheiros em meio a este contexto. Além disso, relatou a forte presença do empreendedorismo na área: “A minha geração de engenheiros, foi educada para trabalhar para alguém, já os que estão se formando agora, acabam sendo educados para serem independentes e se possível gerar seus próprios negócios. Portanto, a temática da educação moderna é a inovação, o empreendedorismo, o que é bem diferente do que foi me ensinado”.

De acordo com a acadêmica do 6º semestre de Engenharia Mecânica, Eduarda Olinda de Lima Lopes, uma das organizadoras do evento, a proposta da semana é motivar os alunos e, principalmente, integrá-los com o mercado de trabalho. “Acho importante ter um evento assim, para instigar os alunos a continuarem o curso e dar aquela guinada que todo mundo precisa de vez em quando e, além disso é necessário para que eles tenham uma visão do que fazerem depois que saírem da universidade”, pontuou.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.