I Meeting de Performance Esportiva é o primeiro congresso em MS a discutir rendimento esportivo

28/05/2018 - 16:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Abertura do congresso foi realizada no anfiteatro do bloco B

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com intuito de debater a performance esportiva em Campo Grande e no Mato Grosso do Sul, na última semana (24, 25 e 26) foi realizado, no anfiteatro do bloco B da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), o congresso do “I Meeting de Performance Esportiva: perspectivas para alto rendimento”.

O evento, destinado para os acadêmicos do curso de Educação Física da Católica, veio com o intuito de criar um espaço para que os participantes refletissem sobre as inovações científicas nos esportes e as funções de cada uma dentro da realidade atual.

Além disso, o Meeting de Performance Esportiva teve a proposta de motivar a produção científica nessa área e proporcionar aos acadêmicos o contato com as estruturas atuais dos esportes e competições, como uma maneira de auxiliar o aumento do desempenho das equipes esportivas da UCDB.

Durante a abertura do evento, realizada na noite de quinta-feira (25), o professor do curso de Educação Física da Católica Me. Aluísio Fernandes de Souza expôs que Meeting de Performance Esportiva é a primeira iniciativa em Mato Grosso do Sul que trouxe a discussão sobre rendimento esportivo: “Esse é um congresso pioneiro que se dispôs a iniciar este debate e, como um marco, almejamos que a partir dele novas pesquisas na área sejam incentivadas”.

Já no segundo dia de evento (25), entre as seis oficinas oferecidas, o professor Thyago Rosa de Assis abordou o tema “Performance e Movimento”. Ele ministrou algumas atividades práticas de mobilidade e estabilidade articular, para que os acadêmicos aprendessem como preparar a pessoa para que ela tenha um movimento mais harmônico durante os exercícios.

Na data, a aula iniciou-se no tatame com alongamentos e exercícios voltados para as áreas articuladas do corpo, como braços, ombros e joelhos. Segundo o docente, isso é importante, pois esses membros estão mais suscetíveis a sofrerem lesões durante os treinos. “Isso pode acontecer não só com atletas profissionais, mas também com alunos normais durante os treinos na academia”, alertou Thyago.

Depois disso, os acadêmicos foram para a quadra da Academia-Escola, onde aprenderam atividades básicas de resistência. Para encerrar sua aula, Thyago falou sobre “vícios” que assolam os professores das academias atualmente, com o convívio da tecnologia. “Já há máquinas que mostram a quantidade de repetições que o aluno deve fazer e, ainda, dá as instruções para o exercício. Existem também aplicativos de celulares que ensinam o movimento correto. Diante desse cenário, se os professores apoiarem-se nessas máquinas para darem as aulas, certamente os alunos irão abandoná-los. A tecnologia está ali para auxiliar e não para nos substituir”, explicou o professor.

No mesmo dia também foram promovidas oficinas sobre futsal, musculação avançada, crossfit, levantamento de peso olímpico (LPO) e receitas funcionais e a relação com a performance. Por fim, o evento encerrou-se no sábado (26) pela manhã com a realização de uma conferência.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.