Graduandos em Jornalismo aprendem sobre produção de pautas com profissional da área

18/04/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Michele Moraes

Neiba Ota ministrou palestra para os acadêmicos de Jornalismo sobre a produção de pautas para televisão

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do 7º semestre de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram, nesta terça-feira (17), de uma palestra sobre “Produção de pautas em televisão” com a jornalista Neiba Ota. A profissional foi convidada pela professora Cláudia Ferreira, responsável pela disciplina de Telejornalismo, para abordar o tema com os alunos e falar das experiências que possui na área.

Neiba trabalha atualmente como assessora de imprensa na Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), mas por muitos anos atuou na área do telejornalismo. Trabalhou na TV Morena (afiliada da Rede de Globo), como produtora,  e na TV MS Record (afiliada da Record TV), onde além do trabalho de produção de matérias voltadas para a rede nacional, também ocupou o cargo de editora-chefe do programa Balanço Geral.

Durante a palestra, ela relembrou trabalhos de produção importantes que desenvolveu como uma série de reportagens que retratou a história da imigração japonesa no Brasil e em Mato Grosso do Sul e também uma matéria que mostrou as dificuldades enfrentadas pelas crianças ribeirinhas para conseguirem ir à escola.

Além disso, Neiba comentou com os alunos os detalhes que fazem a diferença na profissão, entre eles, a importância de manter um bom relacionamento com as fontes. A jornalista enfatizou que, apesar de existirem ferramentas como o Whatsapp, é fundamental ter um contato direto e pessoal com o entrevistado para que as informações sejam passadas de forma clara e haja detalhes suficientes para a realização de uma boa pauta.

“Geralmente os repórteres reclamam muito da pauta quando falta informação. E no caso da Neiba isso não acontecia, nos tempos em que ela trabalhava na TV Morena, dificilmente alguém reclamava, pelo contrário, os repórteres gostavam de pegar as pautas dela por serem muito completas, tanto em informação quanto no endereço e horário, tudo muito bem checado”, pontuou a professora Cláudia.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.