Governador de MS experimenta proteína originada de pesquisa da UCDB

24/03/2023 - 11:48 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, durante a abertura a edição 2023 da Dinapec, promovida pela Embrapa Gado de Corte, que ocorreu na quarta-feira (22), experimentou a proteína a base de tenébrios que é produzida em laboratório por um grupo de pesquisadores do curso de Zootecnia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Acadêmicos que integram o grupo levaram amostra de brigadeiros para degustação.

"Apesar de estarmos em um estande de pragas de pastagem, apresentamos que os tenébrios não são pragas. E a proteína que eles produzem, que incluímos na receita do brigadeiro, chamou muito a atenção das pessoas. Foi muito interessante ver a reação das pessoas, pois todo mundo queria provar”, destacou a acadêmica do 7º semestre de Zootecnia, Ana Eloisa de Jesus Pereira.

O estudo é liderado pelos professores Rodrigo Gonçalves Mateus (zootecnista) e Lucas Castro Torres (agrônomo e entomologista) com auxílio de seis acadêmicos. Os insetos são criados em uma temperatura entre 25 e 30 graus e totalmente no escuro, são alimentados com o substrato de trigo, trocado a cada 15 dias, já que o material que sobra são húmus (fezes), que por sua vez serve como adubo para as plantas. Eles recebem ainda como fonte de hidratação, já que não bebem água, porções de chuchu em até três vezes por semana.

Antes das larvas se tornarem insetos, elas são abatidas, servindo de proteína para a alimentação de animais e também de seres humanos. O produto não é indicado para quem tem alergia a camarão.

A edição da feira tecnológica, com o objetivo de transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, termina nesta sexta-feira (24). Hoje, estudantes de escolas públicas estaduais partiicpam da Dinapec Jovem.