Gincana acadêmica e palestra sobre startup encerram XII Feira de Negócios

07/06/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Sandra Ferreira de Lima ministrou palestra sobre startups durante a Feira de Negócios

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Startups: negócio de futuro ou futuro dos negócios? Esse questionamento foi o tema da palestra que encerrou, na noite desta quarta-feira (6), a XII Feira de Negócios promovida pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O assunto foi abordado pela coordenadora do curso de marketing do Centro Universitário de João Pessoa (PB) e consultora de comunicação e negócios, Sandra Ferreira de Lima.

Na data, a profissional apontou que mais do que novos produtos, as sturtups trazem um modelo de negócio que utiliza a tecnologia para conectar pessoas. Segundo Sandra, esse tipo de empresa é uma fonte de aprendizado, pois permite reinvenções quando necessário.  

“É um formato criado para ser replicado e expandir. Nesse processo os meios digitais são muito fortes. Hoje, como a tecnologia é usada para praticamente tudo — comprar, vender, informar — com base no crescimento anual da internet no Brasil, percebemos que 30% das pessoas passam o dia navegando, não há como pensar em comércio sem a possibilidade de trabalhar também virtualmente e a startup traz isso muito forte”, esclareceu a docente.

Ainda de acordo com Sandra, saber mais sobre esse modelo de negócio é muito importante para os acadêmicos, já que eles são os empresários e profissionais do futuro que atuarão no meio empresarial. “O modo de trabalhar está evoluindo muito com o passar do tempo e eu espero ter, de alguma maneira, despertado nos alunos a vontade de empreender e pensar em formas mais inovadoras de fazerem isso. Nosso país é muito grande, se os jovens não apostarem em novos negócios gente permanecerá estagnado, precisamos disso pra crescer”, comentou.

Com o intuito de promover a troca de conhecimentos entre acadêmicos e profissionais da área, a feira, promovida pelos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Católica, trouxe, além dessa palestra, outras duas e também promoveu quatro minicursos durante os três dias em que foi realizada.

Mais do que a parte teórica, o evento também permitiu que os acadêmicos das duas graduações envolvidas colocassem em prática o conteúdo aprendido em sala de aula por meio de uma gincana. Essa atividade deu-se início na terça-feira (5) e encerrou-se no dia seguinte (6), os alunos foram divididos em equipes e tiveram que executar tarefas que permitiram aos grupos adquirirem uma experiência empresarial.

“A gincana veio para que os alunos enxergassem além da teoria. Por meio de atividades práticas que envolveram os empresários que participaram da feira com a exposição de produtos, os acadêmicos tiveram que realizar missões que envolveram lógica, gestão e negócios. Essa vivencia trouxe uma importante aproximação dos futuros profissionais com o mercado”, esclareceu o professor Me. Ivanir Casagranda.

Mylena Christini da Cunha foi uma das acadêmicas do sétimo semestre de Administração que participaram da gincana. Ela pontuou o quanto a experiência foi enriquecedora: “Essa não é a primeira vez que faço parte da competição e percebo que sempre é possível absorver algo novo. Ao realizar as tarefas podemos utilizar os conceitos que aprendemos e, além disso, ver de perto como cada empresa funciona, tendo dessa forma uma ideia mais concreta do mercado de trabalho”.

Para obter mais informações sobre a XII Feira de Negócios entre em contato com a coordenação do curso de Administração por meio do número (67) 3312-3823.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei