Experiência do Usuário é tema de workshop voltado para acadêmicos de Design

17/09/2018 - 15:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Workshop foi ministrado pela designer de produtos digitais e consultora de UX, Josi Raquel Echeverria

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Os acadêmicos do 4° e 6° semestre do curso de Design da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram na quinta-feira (13) e sexta-feira (14) de um workshop sobre UX — sigla em inglês para User Experience, que significa em português “experiência do usuário”. Na data, o conteúdo foi ministrado pela egressa da Instituição, designer de produtos digitais e consultora de UX, Josi Raquel Echeverria.

Como o profissional da área do design é responsável pela construção visual de qualquer plataforma voltada para o atendimento ao cliente, Josi veio trazer aos acadêmicos um pouco de como funciona a atuação do profissional quando trata-se de produtos e serviços. “Atuo focada na experiência do usuário, desta maneira, mostrei aos alunos como criarem produtos nessa área. É importante que eles percebam que o design, hoje em dia, é muito estratégico no mercado de trabalho e tem um papel significativo na produção e na criação dos sistemas”, comentou.

No primeiro dia de curso, os acadêmicos participaram de uma palestra sobre o tema. Já no segundo encontro foi ministrada a parte prática. Os participantes conheceram várias ferramentas importantes para quem deseja trabalhar com UX e, após isso, foram divididos em grupos para que pudessem esboçar possibilidades de telas, no caso de plataformas digitais, além de uma função principal para determinado aplicativo.

A experiência possibilitou aos futuros designers o contato com novas tecnologias e também trouxe conhecimento a respeito do mercado de trabalho. “Achei muito interessante e, ao mesmo tempo, importante esse dois dias de evento, pois tenho certeza que irá ser muito útil futuramente quando eu estiver atuando como profissional. Sem falar, que é bom irmos nos acostumando a lidar e ter conhecimentos com clientes antes do término da graduação”, comentou a acadêmica do 4° semestre Raquel Vidal.

Segundo a coordenadora do curso, Maria Helena Benites, o contato entre os acadêmicos e profissionais da área é de suma importância para a formação, ainda mais, quando o assunto discutido tem conquistado espaços significativos no mercado. “UX é uma área muito trabalhada nas empresas e que está crescendo cada vez mais, afinal é um campo muito acessível. Em consequência disso, os alunos puderam sanar dúvidas e adquirir bastante conhecimento durante os dias”, esclareceu.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.