Em alusão ao Dia da Mulher, palestra sobre políticas públicas de enfrentamento à violência é promovida pelo curso de Direito

03/03/2020 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

A subsecretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Campo Grande, Carla Stephanini, ministrou palestra no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Na noite dessa segunda-feira (2), acadêmicos do 1º, 2º, 3º e 4º semestres de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma palestra sobre políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica. O tema foi escolhido em alusão ao Dia Internacional da Mulher — data que é celebrada no próximo sábado (8) — e para abordá-lo esteve presente a subsecretária municipal de Políticas Públicas para a Mulher de Campo Grande, Carla Stephanini.

Durante a palestra, realizada no anfiteatro do bloco A, do campus Tamandaré, Carla evidenciou o trabalho que é realizado na Casa da Mulher Brasileira, localizada em Campo Grande. A estrutura foi a primeira a ser construída no país e realiza trabalhos no âmbito preventivo, como campanhas educativas, e também na atenção às mulheres vítimas de violência ao fornecer acolhimento e apoio para que elas consigam romper o ciclo da violência.

Na data, a subsecretária também ressaltou a importância de estabelecer diálogos com todas as frentes envolvidas para que as mudanças aconteçam. “Discutir políticas públicas e de gênero é algo que deve ser feito em todos os ambientes, principalmente na Universidade. É evidente que a transformação que precisamos na nossa sociedade passa pela educação, por isso temos que ter espaços abertos e arejados para fomentar esse debate. São em locais como esses que vamos formar uma consciência crítica para ter discernimento e propor mudanças”, enfatizou Carla.

Semana do Dia Internacional da Mulher

A palestra foi a primeira abordagem sobre o tema e abriu a Semana do Dia Internacional da Mulher promovida pelo curso de Direito da Católica, sob a organização do professor Eurídio Ben Hur. Até sexta-feira (6), várias atividades serão realizadas com a proposta de debater o empoderamento feminino e o combate à violência a partir da visão do Direito.

“Vai ser uma ação em conjunto. Ao todo, seis professores que atuam na área do Direito Penal, com ênfase na parte dos direitos das mulheres, e também aqueles que ministram aulas de Direitos Humanos vão abordar diferentes aspectos em sala de aula com metodologias distintas”, explicou a coordenadora do curso de Direito da Católica, Elaine Cler.

Já na quinta-feira (5), o curso promove mais uma atividade voltada para todos os semestres no Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) da UCDB, localizado no prédio da Clínica-Escola, no campus Tamandaré. Na data, será realizada uma mesa-redonda formada por professoras do curso e também um estudo de caso real de júri.

Segundo Elaine, a ideia é que debates como esses referentes aos direitos das mulheres sejam realizados todo o mês e abordem temas distintos. “A cada semana havendo um episódio interessante, seja calendário nacional ou algum evento histórico, nós estaremos discutindo o tema e popularizando com o aluno na transversalidade de todas as disciplinas do curso”, pontuou a coordenadora.