Egresso da UCDB recebe premiação como destaque de iniciação científica

30/04/2021 - 7:35 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O egresso Gustavo dos Santos Souza, do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu certificado de 1° lugar no Prêmio Destaque de Iniciação Científica da Área de Ciências Humanas, referente ao ciclo de 2019/2020.

“Foi um grande estímulo para continuar a carreira acadêmica. Desde o início da graduação, tive vontade de ingressar no mestrado em Educação da UCDB. Comecei na iniciação científica a convite da minha orientadora, e isso contribuiu para o meu amadurecimento acadêmico. Nós seguimos com o trabalho na iniciação científica por três anos juntos, participando e publicando em eventos acadêmicos. Apesar de perceber que, aos poucos, eu estava sim evoluindo, sempre fui inseguro quanto a minha escrita acadêmica e a premiação acabou por me ajudar a quebrar um pouco essa barreira pessoal”, comemorou o egresso..

Ele desenvolveu a pesquisa intitulada “O protagonismo indígena no Mato Grosso do Sul em estudos de autoria etnográfica dos Guarani e Kaiowá: reflexões sobre a historiografia”, sob a orientação da professora Eva Ferreira. Durante a graduação, Souza estagiou no Centro de Documentação Indígena Antônio Brand (Cedoc), localizado no Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi), da Católica.

Ele terminou a graduação em dezembro de 2020, e, em seguida, foi aprovado para o mestrado em Educação da UCDB, conseguindo uma bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O plano de trabalho estava vinculado ao grupo de pesquisa Educação Intercultural e Povos Tradicionais/CNPq e a linha de pesquisa Diversidade Cultural e Educação Indígena no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Universidade, coordenado pelo professor Carlos Magno Naglis Vieira.

O coordenador do curso de História da UCDB, professor Fábio dos Santos, destaca que um dos objetivos do curso é a ampliação das oportunidades de realização de trabalho de extensão, ensino, e investigação científica, visando a consolidação do saber. “Essa atuação acadêmica está em consonância com o perfil do egresso do curso que deve possuir sólida formação científica, por meio do desenvolvimento de projetos de investigação científica, tanto no âmbito da sala de aula, quanto em outros projetos desenvolvidos pelo curso. O profissional formado em História pela UCDB deve ser capaz de atuar na pesquisa básica, pesquisa aplicada e extensão, elaborando e executando projetos nas diferentes áreas do curso”, destaca.

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna