Egresso da Católica é destaque no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis

02/04/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Raylson Chaves

Da esquerda para a direita: Bruno Damasceno Fernandes e Fernando Jorge Correa Magalhães Filho

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Bruno Damasceno Fernandes, egresso do curso de Engenharia Civil da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), ficou em 3º lugar no Prêmio Sanepar de Tecnologias Sustentáveis, com o trabalho: “Medidas de eficiência energética para motores elétricos de sistemas de abastecimento de água”. A premiação concedida pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), busca reconhecer os melhores estudantes da graduação e do mestrado ou doutorado que desenvolveram, entre os anos de 2016 e 2018, trabalhos sobre a "Inovação para a sustentabilidade a serviço do saneamento ambiental".

Por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), Bruno começou a desenvolver o projeto entre 2016 e 2017, contudo, finalizou a pesquisa em 2018 como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Segundo o egresso, o projeto foi uma análise na área de operação e manutenção de sistemas de captação de água e contou com a orientação do coordenador do curso de Engenharia Civil e também do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental (ESA), Fernando Jorge Correa Magalhães Filho. “Eu fiz uma análise de eficiência energética do sistema de abastecimento do bairro José Abrão, com o objetivo de propor medidas para tornar o sistema de captação de água mais eficiente. Eu propus e analisei duas medidas para a melhoria do sistema, fiz a viabilidade econômica e operacional”, esclareceu Bruno.

Para o engenheiro sanitarista e ambiental esse reconhecimento vai proporcionar um extenso campo de trabalho na área. “Ganhar um prêmio assim é muito bem visto principalmente para quem acabou de sair da graduação e está buscando as primeiras oportunidades”, comentou Bruno. A cerimônia de entrega da premiação vai ser realizada no dia 8 de julho deste ano, na cidade de Curitiba (PR), com a exposição dos trabalhos vencedores.

Mais informações sobre o curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, podem ser adquiridas por meio do número (67) 3312-3425.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.