Direitos humanos e o papel da imprensa são abordados em palestra para futuros jornalistas

18/09/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: Mariana Pinheiro

Ana Maria Assis ministrou palestra para os acadêmicos de Jornalismo em uma das salas de aula do bloco B

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nessa terça-feira (17), acadêmicos do curso de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma palestra com a advogada e jornalista Ana Maria Assis, egressa da Instituição. Em uma das salas de aula do bloco B, o tema abordado foi “O papel da imprensa na proteção dos direitos humanos”.

A Declaração dos Direitos Humanos e o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros são dois documentos expostos por Ana Maria com a proposta de enfatizar a responsabilidade do jornalista em defender esses privilégios e princípios. “É nosso compromisso e dever ter empatia com os entrevistados e usar as terminologias corretas, além de ser necessário entender as leis e regras do Direito, como se aplicam a nossa profissão e ao exercício da nossa liberdade de expressão”, pontuou a egressa.

Durante a conversa com os acadêmicos, Ana Maria também falou a respeito do livro lançado por ela no início deste mês pela editora jurídica Juspodvm. Na obra “Manual da defesa em ato infracional — Teoria e prática”, ela aborda o direito de crianças e adolescentes a fim de combater a violência e a injustiça a que estão sujeitos, além de defender que as pessoas menores de 18 anos estão em uma fase especial do desenvolvimento e por isso as decisões tomadas devem levar em consideração o melhor interesse dessa faixa etária.

Para o acadêmico de Jornalismo Vitor Gomes Leite, do 8º semestre, a oportunidade de participar da palestra trouxe uma visão mais ampla e direta da responsabilidade moral da profissão. “Foi muito bem abordada a questão de como a comunicação e a ética são importantes em todas as áreas. Como vamos trabalhar em uma área em que disseminamos ideias e nos relacionamos com pessoas, nós temos que ter a mentalidade de que podemos atingir a vida delas por meio de uma reportagem”, comentou o futuro profissional.

Mais informações sobre o curso de Jornalismo da UCDB podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3437.

 

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica