Dinâmica em aula aborda relação, estado e sociedade

16/09/2019 - 11:00 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com olhos vendados, divididos em duplas, uma turma do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) conduziu a outra a um rápido passeio pelo pátio da Instituição, em uma experiência de percepção, invertendo-se as posições ao final. Tudo isso para concluírem o estudo sobre “Relação, Estado e Sociedade”, no segundo semestre na disciplina Ciência Política, ministrada pelas professoras Dolores Coutinho e Tânia Garcez.

“Depois dessa dinâmica, os alunos seguiram para a sala de aula e lá descobriram que aqueles que estavam de olhos vendados eram a sociedade e aqueles que os guiavam era o Estado. Depois da surpresa, eles responderam de forma on-line a perguntas sobre o sentimento de ser guiado por alguém desconhecido e qual o seu entendimento sobre a sociedade”, explicou a professora Dolores Coutinho.

Para a professora Tânia, a atividade reforça toda a teoria ministrada em sala de aula, com todas as noções trazidas pelos teóricos clássicos e agora trabalhando a percepção. “Com essa metodologia, eles aprendem a ser mais críticos, aplicando a teoria para a prática, no dia a dia, analisando como o Estado pode conduzir as pessoas”, explica a professora.