Desembargador do TRT ministra palestra na UCDB sobre os 80 anos da CLT no Brasil

09/05/2023 - 7:21 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Os 80 anos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) no Brasil foi o tema da palestra realizada ontem (8), no auditório do bloco A, para acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). O palestrante foi o desembargador do trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região de Mato Grosso do Sul, Cesar Palumbo Fernandes, egresso da Católica, contando com a presença de acadêmicos de Direito e de professores do curso.

“O Brasil é um país que teve 400 anos de escravidão e mesmo após a proclamação da República a relação de trabalho não mereceu atenção de nenhum setor, seja governo ou a sociedade. A primeira legislação que eu tive conhecimento foi uma lei que impediu o trabalho de menores de 12 anos de idade em fábricas de tecelagem na Capital Federal na época, no Rio de Janeiro. A menos de 100 anos sequer existia direito de férias. Em 1925 foi instituído o direito de férias de 15 dias para os trabalhadores do comércio, da indústria e das instituições bancárias”, destacou o desembargador Cesar Palumbo Fernandes no início da palestra.

Ele aproveitou para falar da emoção que foi retornar para a Universidade onde se formou em 1998. “Me lembro quando aos 17 anos de idade subi aquela rampa pela primeira vez, só tinha o bloco A na UCDB. Aqui construí uma história muito bacana com professores brilhantes e amizades que duram até hoje. É uma emoção muito grande dizer que sou egresso da Universidade Católica Dom Bosco”, completou.

O coordenador do curso de Direito da Católica, Luiz André de Carvalho Macena, ressaltou a importância do tema abordado. “É um tema extremamente complexo, conflituoso e que certamente o acadêmico de direito tem de estar preparado para enfrentá-lo na sua atividade prática. A gente precisa olhar como o Direito vai regulamentar as relações do futuro na questão do emprego e do trabalho”, finalizou.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna