Indique a um amigo

Dependentes de tecnologia podem contar com grupo de apoio na Clínica-Escola UCDB

10/09/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Reuniões serão semanais

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Você consegue ficar longe do computador ou do celular? Atualmente, a maioria das coisas pode ser feita pela internet e há quem tenha grandes dificuldades de viver longe das tecnologias. Ao ver esse cenário, a Clínica-Escola de Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) criou, a partir da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), o “Detoxtec” — grupo de apoio voltado para quem tem dependência digital, um transtorno denominado “nomofobia” que deixa a pessoa desconfortável ou angustiada quando não tem acesso a comunicação por meio de aparelhos eletrônicos.

O grupo é aberto para quem quiser participar e as reuniões têm início no dia 20 deste mês. A partir dessa data, os encontros serão todas as sextas-feiras, às 19h, na Clínica-Escola de Psicologia da UCDB, localizada no campus Tamandaré. Após a inscrição, o interessado vai passar por uma triagem e entrevista para que os profissionais e acadêmicos identifiquem se a pessoa corresponde ao perfil.

Segundo o professor Renan Soares, responsável pelo projeto, vale ressaltar que não se trata de uma capacitação, mas sim de grupo para dependentes de tecnologia. Os encontros vão ter a durabilidade de 1h30 e vem com a proposta de auxiliar os participantes, além de estabelecer fundamentos no contexto do vício em celular e identificar o quanto isso pode ser prejudicial à saúde.

“O uso excessivo de telefones celulares predispõe ao comportamento não verbal, limitando a interação face a face com outras pessoas e o contato com o ambiente ao nosso redor. Portanto, as pessoas que usam smartphones e têm dependências podem ter associações a algumas patologias como depressão, ansiedade, falta de atenção e comportamento agressivo”, declarou Renan.

Mais informações sobre o “Detoxtec” podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3705.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


14/01/2020 - 10:00 - Graduação

Acadêmico de Jornalismo da UCDB com paralisia cerebral lança livro

Obra reúne artigos e narra o caminho percorrido pelo jovem na Universidade



13/01/2020 - 08:00 - Extensão

Quer aprender uma nova língua? Inscreva-se na UCDB Idiomas

São oferecidos cinco cursos