Curso de História promove palestras em alusão ao Dia do Historiador

23/08/2019 - 13:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Acadêmicos que integram a iniciação científica falaram sobre a experiência adquirida ao desenvolver as pesquisas

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Em alusão ao Dia do Historiador, comemorado em 19 de agosto, na noite dessa quinta-feira (22), os acadêmicos do curso de História da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de duas palestras e puderam trocar experiências a respeito dos trabalhos desenvolvidos. O encontro foi realizado no bloco M do campus Tamandaré.

Segundo o coordenador do curso, Fábio dos Santos, a ação veio com a proposta de estreitar os laços entre os acadêmicos e professores: “Achamos importante apresentar aos futuros profissionais as inúmeras experiências que são vivenciadas durante a formação acadêmica. O encontro permitiu que todos aprendessem com aqueles que já têm uma caminhada profissional na docência, como os palestrantes”, relatou Fábio.

Na data, os acadêmicos que integram o Programa Institucional de Bolsas Iniciação Científica (Pibic) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) falaram sobre o desenvolvimento das pesquisas e do conhecimento adquirido. Em seguida, o professor Me. Roberto Figueiredo abordou a importância da música no contexto histórico em uma palestra.

Além disso, a docente Dra. Maria Augusta de Castilho falou sobre “O ofício do historiador” a partir da experiência profissional que possui. O bate-papo proposto trouxe o que é pesquisa e como se forma um historiador no contexto do curso de história. “Por ser um curso de licenciatura, estamos formando docentes, mas um professor também pode ser um pesquisador e um historiador. O intuito de debater essas temáticas é de suma importância para o conhecimento do aluno e assim despertar um amor pela pesquisa para que no futuro eles sejam uns bons historiadores”, esclareceu a docente.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.