Curso de Educação Física promove festival de jogos e brincadeiras tradicionais

07/05/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Mimica foi uma das brincadeiras apresentadas pelos alunos veteranos aos calouros

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“l Festival de jogos e brincadeiras tradicionais” foi promovido pelos acadêmicos do curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), na última sexta-feira (3) e sábado (4). Durante os dois dias, no complexo poliesportivo do campus Tamandaré, os futuros profissionais participaram de atividades como xadrez, mimica, peteca, corrida do saco, pular corda e estilingue.

Além de resgatar a diversidade de jogos e brincadeiras tradicionais que, muitas vezes, são esquecidos com o passar dos anos, o festival também teve a proposta de fazer com que os acadêmicos tivessem a oportunidade de ampliar os conhecimentos para a prática docente e, por meio do brincar, desenvolvessem a formação integral, que envolve pontos cognitivos, motores, sociais e emocionais.

“Exercícios como esses permitem aos alunos conhecerem a origem de algumas brincadeiras e também as regras. Eles também vêm com a proposta de fazer com que os acadêmicos aprendam que, ao atuarem como professores, muitos objetos podem ser transformados em brinquedos e brincadeiras durante as aulas”, esclareceu a coordenadora do curso de Educação Física, Fabiane de Oliveira Macedo.

Com o festival, os alunos do 1º semestre puderam vivenciar as experiências dos jogos, já os acadêmicos do 5° semestre, organizadores das atividades, observaram o processo pedagógico dos calouros para ser discutido em sala de aula. Para a caloura Brenda de Paula Mota, a atividade trouxe novos conhecimentos sobre os jogos tradicionais e a maneira com que eles estão relacionados à cultura. “Essas brincadeiras são passadas de geração para geração e são uma maneira das crianças aprenderem se divertindo, já que elas influenciam o desenvolvimento físico e mental dos alunos. É importante, pois faz com que eles desprendam um pouco da tecnologia”, comentou a acadêmica.

Já o aluno do 5° semestre Lucas Matheus Mariano, mencionou que a atividade proporcionou uma troca de conhecimentos entre veteranos e calouros. “Por mais que estejamos mais avançados, os alunos iniciantes conseguem trazer novidades para nos surpreender. Eles trazem inovações que a gente não teve a oportunidade de presenciar quando estávamos no começo da graduação. Portanto, conseguimos adquirir bastante experiência e vivência para relembrar jogos e brincadeiras”, declarou Lucas.

Confira todas as fotos do evento ao acessar a galeria, basta clicar aqui.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna