Curso de Ciências Contábeis leva educação financeira a estudantes de Campo Grande

18/11/2021 - 11:19 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Onde é melhor investir o seu dinheiro? Pegar empréstimo e pagar juros ou adiar a compra? Qual a carga tributária em um pequeno, médio ou grande negócio? Alguns desses conceitos deixam o cidadão preocupados e geram muitas dúvidas. Para que alunos do ensino médio de Campo Grande familiarizem-se com a gestão do dinheiro, projetos de extensão da Universidade Católica Dom Bosco estão percorrendo escolas de Campo Grande para ensinar educação financeira utilizando jogos e brincadeiras. 

As atividades acontecem por meio dos projetos “Democratização: Construindo valores” e “Conectando Vidas”, ambos da UCDB. A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Lucélia Tashima, explica a ideia das visitas aos alunos: “Para que a relação com o dinheiro seja encarada de forma saudável, é fundamental ter conhecimento de conceitos do dia-a-dia que envolvem as negociações financeiras. Então, tivemos a ideia de adaptar um jogo de tabuleiro com situações de investimentos, empréstimos, empreendedorismo, compra e venda de produtos e serviços, impostos. Dessa maneira, brincando com os colegas, os participantes vão assimilando essas informações”, detalhou.

Para melhorar a jogabilidade da partida, a docente procurou o laboratório de extensão Agência Mais Comunicação, que irá desenvolver o novo layout do jogo. A reunião, na tarde de ontem (17), incluiu uma partida divertida entre os acadêmicos de Publicidade e Propaganda. “Vendo os jovens jogarem vamos tendo novas ideias e eles propõe mudanças também, além de estabelecer novas regras entre eles. Assim, deixamos o jogo mais dinâmico”, ponderou Lucélia.

A partir de 2022, tem início a aplicação do Novo Ensino Médio nas escolas brasileiras. Entre as mudanças está o oferecimento dos itinerários formativos e a adoção de temas transversais. Um dos assuntos a serem estudados está a educação financeira. E a professora da Católica reforça: “Por isso é tão importante termos novas formas de trabalhar os assuntos. Estamos abertos a parcerias com as escolas para levar o nosso jogo e ajudar na educação dos jovens”.

Informações sobre o curso de Ciências Contábeis e outras graduações da UCDB podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (67) 3312-3736.