Indique a um amigo

Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe menção honrosa por projeto de habitação inovador

27/08/2019 - 11:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Neste mês, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) recebeu uma Menção Honrosa concedida pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Agência Municipal de Habitação (Emha), pelo projeto revolucionário inscrito no 2º Prêmio para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo “Campo Grande Bem Melhor”.

O concurso foi realizado pelo município para divulgar propostas acadêmicas sustentáveis e inovadoras referentes a projetos de urbanização e arquitetura de habitação voltados para o interesse social, de modo que atendesse as necessidades da população campo-grandense. A partir desse propósito, os universitários da Católica apresentaram uma edificação para comunidades quilombolas e utilizaram como exemplo a comunidade Tia Eva, presente no Bairro Jardim Seminário. Com o viés da sustentabilidade, o projeto previu o uso de tijolos ecológicos produzidos a partir de materiais que seriam descartados.

De acordo com o professor que orientou a produção do trabalho, Dr. Alessandro Campos, a ideia do planejamento foi atender as demandas de uma das populações mais carentes da Capital. “Os estudantes apresentaram um plano que identificou soluções arquitetônicas e urbanísticas para que promovam a melhoria das condições de habitabilidade no município e principalmente na comunidade”, esclareceu o docente.

Juliana Moura Cardoso foi uma das acadêmicas que participou do desenvolvimento do projeto. Segundo a futura arquiteta, o projeto exigiu uma pesquisa aprofundada em relação ao perfil da casa sul-mato-grossense e a comunidade quilombola. “Conseguimos fazer uma ligação entre sustentabilidade e a cultura, através da forma das residências. Desta maneira, nossa visão sobre habitação social mudou. Agora tenho um pensamento mais humanizado e amplo da comunidade”, relatou Juliana.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


16/10/2019 - 09:00 - Extensão

Projeto Criança Ativa está com inscrições abertas para receber novos participantes

Extensão oferece atividades socioeducativas para crianças e adolescentes de seis a 14 anos


16/10/2019 - 07:00 - Desafio UCDB

Prazo de inscrição para o Desafio UCDB é prorrogado

Estudantes do 3º ano do ensino médio de escolas públicas e privadas podem concorrer a bolsas de estudos de até 100%


15/10/2019 - 09:00 - Mestrados e Doutorados

Cinco Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCDB estão com inscrições abertas

Biotecnologia; Ciências Ambientais; Educação; Desenvolvimento Local e Psicologia são as opções oferecidas