Combate às drogas é tema de palestra voltada para os acadêmicos de Direito da UCDB

25/04/2018 - 11:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Palestra foi ministrada no anfiteatro do bloco A

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos de Direito da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram de uma palestra sobre “Combate às Drogas”, promovida pelo Diretório Acadêmico Clóvis Bevilácqua (Daclobe) da Instituição, no anfiteatro do bloco A do campus Tamandaré, na noite de segunda-feira (23).

Segundo o presidente do Dacoble, Arthur Vasquez, o tema foi trazido para a UCDB como uma forma de prevenção: “A questão das drogas é pertinente porque muitas vezes os jovens estão em ambientes de risco e, como a Universidade é um local para promover a conscientização, achamos válido trazer esse assunto para ser abordado com os alunos”.

Na data, a palestra foi ministrada pelo delegado e professor da Academia de Polícia Civil do Mato Grosso do Sul (Acadepol), Cleverson Alves dos Santos, e além dele, policiais do Grupo de Operações e Investigações (GOI) da Polícia Civil também estiveram presentes. Os convidados propuseram uma conversa dinâmica com os acadêmicos e apresentaram mostras de entorpecentes apreendidas pela polícia para que eles pudessem conhecer os tipos de drogas e a consequência de cada uma delas.

Durante a palestra, Cleverson expôs que apesar de 99% das regiões brasileiras sofrerem com a questão das drogas, Mato Grosso do Sul é o estado com o maior número de usuários de crack e o segundo em quantidade de usuários de cocaína. Além de apresentar as estatísticas, pontuou como o corpo humano se comporta em relação aos entorpecentes e de que maneira o vício se estabelece.

“Nosso cérebro é atraído pelas sensações boas, no caso, quando a pessoa experimenta a droga pela primeira vez o cérebro associa que é bom fumar. A partir daí, a pessoa esquece das consequências e quando estiver sentindo dor, irá querer fumar sempre, pois sabe que a droga irá trazer um tipo de alívio”, esclareceu.

Segundo o delegado, a droga é algo tão destrutivo que modifica o comportamento das pessoas e as insere no mundo da criminalidade: “Quando não têm dinheiro para consumir drogas, na maioria das vezes, os usuários começam a praticar crimes para sustentar o vício, como roubos e furtos”.

Para os acadêmicos que participaram da palestra foi concedido pelo curso de Direito 4 horas/aula extracurriculares. Mais informações sobre a graduação entre em contato com a coordenação de Direito por meio do número (67) 3312-3508.