Ciclo de palestras de jornalismo e filosofia tem início nesta quarta-feira com pesquisadora da Alemanha

02/06/2020 - 9:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Possibilitar o diálogo entre pesquisadores que moram em outros lugares do mundo e acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), principalmente das áreas de Filosofia, Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design, é a proposta do ciclo de palestras “Desafios da comunicação no mundo contemporâneo” que tem início nesta quarta-feira (3), às 8h, por meio do Google Meet (https://meet.google.com/ysq-egfs-abd). A primeira convidada é a jornalista e filósofa Danielle Naves de Oliveira que se formou em Mato Grosso do Sul, mas, atualmente, mora na Alemanha. O tema abordado por ela será "Verdade? Se eles se fingem de loucos, nós nos fingimos de normais".

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Arte (ECA) da Universidade de São Paulo (USP), Danielle atua como tradutora e pesquisadora em filosofia da comunicação, com ênfase no pensamento alemão contemporâneo. Entre os autores estudados por ela está Dietmar Kamper (1936-2001). Segundo a profissional, Dietmar é um pensador alemão que defendeu a retomada radical da força da imaginação.

“O que isso significa para nós hoje? Temos percebido que a verdade, cada vez mais, está longe de poder combater a mentira. O mundo do fake é um campo minado: por máscaras, fantasias e jogos que, devemos admitir, não aprendemos a jogar. Enquanto estávamos ocupados demais remendando a bandeira iluminista da verdade, mantivemos íntegra a faculdade da razão (o que não é mau), mas perdemos as faculdades da fantasia, da imaginação, do jogo e desaprendemos a pensar com o corpo. É assim que encontramos um cenário onde defensores ferrenhos da normose (que antigamente se chamava ortodoxia) se fazem de loucos para tomarem o poder. Portanto, é hora de rever as estratégias e tomarmos caminhos que, neste momento, nos tornam inevitavelmente fora do ‘normal’, portanto, hereges”, esclareceu Danielle.

De acordo com o professor Dr. Jacir Alfonso Zanatta, organizador do ciclo de palestras e professor dos cursos de Filosofia e Jornalismo da UCDB, o autor trazido por Danielle é pouco conhecido no Brasil, por isso a palestra dela é de grande valia para os acadêmicos. “É alguém que pode contribuir bastante, já que algumas obras de Dietmar foram traduzidas a pouco tempo para o português e a pesquisadora participou do processo. Os estudos de Danielle fazem uma ponte entre a filosofia e a comunicação e essa interface só tem a contribuir com as duas áreas”, ressaltou Zanatta.

Ciclo de palestras “Desafios da comunicação no mundo contemporâneo”

Além de Danielle, outros pesquisadores que vivem fora do Brasil devem conversar com os acadêmicos por meio de ferramentas remotas. Um deles é o professor Mário Doraci Pinheiro, formado em jornalismo e filosofia, em Campo Grande, é doutor em Ciências Políticas pela Université Paris Dauphine – PSL, na França, país que mora atualmente. O assunto abordado pelo pesquisador vai ser relacionado ao engajamento político do profissional de comunicação. De acordo com Zanatta, a palestra de Mário deve ser promovida ainda este semestre e, até o final do ano, mais pesquisadores serão convidados.

Para o docente, mesmo em meio à necessidade de manter o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, novas possibilidades de compartilhar conhecimento têm surgido e isso é muito positivo. “Se fosse em um cenário normal, não seria fácil ter acesso ao conteúdo que pode ser oferecido por professores como esses, já que uma palestra presencial, envolveria o deslocamento deles até o Brasil e isso seria mais complicado. Porém, com a pandemia e a necessidade de ficar em casa, existiu a disponibilidade de eles encontrarem um espaço na agenda e conversarem com os acadêmicos de modo remoto e isso é bem interessante. O ciclo de palestra veio como uma forma de manter todos com o sentimento de que estamos juntos e que é possível aprender, realmente, mesmo em um contexto como o atual”, pontuou Zanatta.