Calouros das Licenciaturas são recepcionados com evento interdisciplinar

08/03/2022 - 7:31 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Iniciar uma nova rotina requer disciplina e força de vontade. Ingressar na vida universitária — ou, em alguns casos, retomá-la de maneira presencial — é estar em um novo ambiente, com novas responsabilidades e muita coisa para organizar. Pensando nisso, o tema proposto para a Acolhida das Licenciaturas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), realizada na noite de ontem, foi justamente “Rotinas, Estudos e Procrastinação”, com a presença de acadêmicos de todos os semestres de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, História e Educação Física.

O tema foi abordado pelos professores Marcos Alves e Ana Paula Gaspar Melim. “A acolhida é sempre muito especial, trata-se de um momento que apresentamos os cursos, coordenadores, professores e nos aproximamos dos estudantes dando a eles oportunidade de estreitar os laços de amizade entre os cursos”, reforçou Ana Paula, que é coordenadora do curso de Pedagogia.

Para o professor Marcos, os estudos e o planejamento da vida acadêmica requer disciplina e organização. “Há muitos cenários que potencialmente nos conduzem a um estado de procrastinação de atividades pessoais e profissionais. Eu e a professora Ana Paula buscamos traçar estratégias para auxiliar e guiar os estudantes nas rotinas de estudos, trabalho e lazer através de técnicas e exemplos de ferramentas”.

Os docentes ressaltaram uma regra que vale para a vida de todos, sejam estudantes ou profissionais já formados. “A gestão do tempo é fundamental. Se você estuda, trabalha, precisa conciliar a atenção para a família, somado com as distrações tecnológicas, como internet e redes sociais, você precisa ter uma rotina sólida e não deixar acumular as obrigações. Isso já vale para desde o início do semestre, para que os conteúdos, trabalhos, atividades não se acumulem e depois fique ainda mais difícil”, alertaram os palestrantes.

Mais informações sobre os cursos de Licenciatura da UCDB podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (67) 3312-3300.