Biólogo formado pela Católica desenvolve app educativo sobre insetos do Cerrado

17/09/2019 - 9:00 - Graduação

Fonte: Carine Ferrari

Parte gráfica do aplicativo "CerradoBug" desenvolvido por biólogo formado pela UCDB

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Bruno Fines Rocha, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com o apoio da Agência de Inovação e Empreendedorismo — S-Inova da Instituição, registrou o aplicativo que desenvolveu no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) para proteger os direitos autorais do código e a propriedade intelectual do conteúdo.

Em 2017, enquanto cursava Ciências Biológicas também pela Católica, Bruno fez o aplicativo como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O app “CerradoBug” traz informações sobre insetos presentes no Cerrado e é um material didático voltado para crianças e professores que inclui vídeos, documentários, livros e artigos a respeito do tema. “Por ter cursado Ciências Biológicas com habilitação em licenciatura, tinha que criar uma ferramenta que auxiliasse no ensino, por isso, aliei essa necessidade com o fato de eu gostar muito de insetos e criei o aplicativo”, esclareceu Bruno.

Para desenvolver o produto, o biólogo contou com a orientação da professora Me. Luciana Mendes Valério. Segundo ele, a ideia do aplicativo surgiu quando atuava como estagiário nas escolas e percebeu a frequência com que os alunos utilizavam o celular. A partir do momento em que fez pesquisas relacionadas ao tema, descobriu que havia poucos materiais sobre insetos e a maioria dos disponíveis na internet era de má qualidade, por isso, resolveu tirar o projeto do papel.

“Eu mesmo desenvolvi todo o aplicativo. Me preocupei desde o conteúdo até o design, tive o cuidado de estudar sobre a psicologia das cores para que a parte visual fosse coerente e para que ficasse um trabalho bonito e que despertasse nas pessoas a vontade de usar. Utilizei vários softwares para conseguir dar vida a plataforma”, pontuou Bruno. De acordo com o biólogo, ainda neste ano, o app já vai estar disponível para o público. “Acredito que até o fim de novembro, o CerradoBug possa ser baixado por quem se interessar”, comentou Bruno.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.