Bióloga conta experiência de realizar pesquisa no exterior

18/05/2020 - 10:30 - Graduação

Fonte: Gilmar Hernandes

Pesquisadora Dra. Elaine Anjos

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

O  Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) realizou no sábado (16) palestra on-line “Internacionalização e Pesquisa Científica”, com a Bióloga Dra. Elaine Anjos para contar um pouco da experiência no exterior. Ela acaba de apresentar a tese “Competição de espermatozóides nas espécies de esquilos terrestres: diferenças intraespecíficas e interespecíficas”, na Universidade de Manitoba, em Winnipeg, no Canadá

“É preciso ter consciência ambiental para conduzir uma pesquisa com os animais, sem prejudicá-los. O esquilo é um modelo que consigo capturar, o que tornou possível minha pesquisa fora do país. Sempre fui apaixonada pela reprodução e foi essa minha paixão, me fez buscar um pouco mais”, destacou a pesquisadora Dra. Elaine Anjos, durante a palestra sobre o tema de sua tese.

Além dos dados de seu estudo, os participantes também tiveram a oportunidade de esclarecer ao vivo dúvidas sobre a execução da pesquisa, como conseguir aprovação de recursos, as dificuldades para morar no exterior e também como buscar novas possibilidades para dar continuidade nos estudos científicos.

A atividade faz parte da disciplina Atividades Integradas I, da professora Luciana Mendes, juntamente com a disciplina de matemática, do professor Roberto Herebia. “Está palestra faz parte de um projeto de internacionalização para os cursos de Biologia e Licenciaturas que já vem acontecendo há alguns anos e visa atender o Projeto Pedagógico Institucional da UCDB, desenvolvido pelas pesquisadoras Dra. Elaine Anjos, Luciana Mendes e Tânia Filiú. Além dos acadêmicos do primeiro semestre de Ciências Biológicas - bacharelado e licenciatura, contamos com a participação de acadêmicos de Biomedicina e Medicina Veterinária”, explicou a professora Luciana Mendes.