Aula Magna de Letras e Pedagogia traz palestra sobre cuidados com a alimentação e voz

01/03/2019 - 8:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei e Marina Romualdo

Rosemarly Candil, coordenadora do curso de Nutrição da UCDB, foi uma das convidadas para ministrar palestra durante Aula Magna

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Caminhos para a formação profissional” foi tema da Aula Magna dos cursos de Letras e Pedagogia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) na noite desta quinta-feira (28). O encontro entre os acadêmicos veio com a proposta de integra-los e acolhê-los, além de trazer dicas importantes para a atuação no mercado de trabalho.

“Ser professor hoje é mais do que entender da nossa área, também precisamos priorizar o nosso corpo e a forma de nos comunicarmos. É importante que os alunos entendam que, antes de tudo, somos seres humanos e precisamos cuidar de nós”, pontuou a coordenadora do curso de Letras, Neli Betoni.

Na data, a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Paula Gaspar Melim, também ressaltou aos alunos pontos importantes para o sucesso que merecem atenção: “Temos certeza que só existe o caminho do comprometimento e da disciplina para sermos bons acadêmicos e nos tornarmos bons profissionais. Com as convidadas de hoje, vamos ter a oportunidade de encontrar novos conhecimentos para nos ajudarem nessa jornada”.

Para que os acadêmicos tenham um bom desempenho quando tornarem-se profissionais, duas convidadas de áreas diferentes conversaram com o grupo sobre “linguagem e comunicação” e “alimentação saudável”: a fonoaudióloga Taisa Nicolai e a coordenadora do curso de Nutrição da Católica, Rosemarly Candil.

“Uma boa alimentação melhora o aprendizado, a concentração e também o rendimento do ser humano. É algo importante não só para esses futuros docentes, mas para todos. Corpo saudável ajuda a manter a mente também saudável e isso é fundamental”, comentou Rosemarly. Com essa proposta, a nutricionista expôs as tendências de alimentação atuais que incluem a ingestão de alimentos orgânicos e funcionais, além de práticas como o veganismo. Na data, ela também passou dicas de como manter uma alimentação equilibrada.

Segundo Rosemarly, é importante fazer, no mínimo, cinco refeições ao dia com a demanda energética e nutricional que o corpo precisa para manter a disposição, o equilíbrio metabólico e também diminuir a ansiedade. “A escolha dos alimentos que serão ingeridos é muito importante. É preciso que em cada refeição estejam presentes alimentos energéticos, proteicos, e também aqueles ricos em minerais e vitaminas. Para garantir esse aporte nutricional uma dica é apostar na variedade de cores — um prato colorido representa uma alimentação equilibrada”, esclareceu a nutricionista.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna