Alunos de Psicologia e Fisioterapia executam pesquisa relacionada ao Programa Vida no Trânsito

09/04/2019 - 7:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Acadêmicos da UCDB participaram de blitz noturnas para a realização da pesquisa relacionada ao PVT

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Durante cinco dias, acadêmicos dos cursos de Psicologia e Fisioterapia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás (UFG) e com especialistas em trânsito de vários estados do país, desenvolveram uma pesquisa relacionada ao “Programa Vida no Trânsito (PVT)” — iniciativa do Ministério da Saúde e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) voltada para reduzir os índices de pessoas mortas em acidentes.

Por meio da pesquisa, o grupo fez operações em locais de grande aglomeração de pessoas, além de blitz em algumas avenidas movimentadas da capital sul-mato-grossenses durante a madrugada. O trabalho contou com o apoio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran) e, ao todo, 690 pessoas foram entrevistadas e responderam perguntas a respeito da ingestão de álcool e uso drogas associados à direção, a utilização do cinto de segurança e o uso do celular ao volante.

Campo Grande foi uma das 14 capitais do Brasil escolhidas para que a pesquisa fosse realizada. Segundo o professor da Católica, especialista em psicologia do trânsito e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UCDB, Renan da Cunha Soares Júnior, a cidade foi selecionada para ser analisada pelo programa em 2010. "À época, Campo Grande foi considerada a capital mais violenta da região Centro-Oeste, por isso foi escolhida para receber o Programa Vida no Trânsito, contudo, atualmente, já é uma das melhores do Brasil e tem avançado bastante no alcance da meta de reduzir acidentes", esclareceu Renan.

Como fatores de risco prioritário para a intervenção do PVT são considerados: dirigir sob influência de álcool e velocidade excessiva ou inadequada. Em todas as capitais onde a pesquisa foi realizada, ao todo, foram feitas 4.830 entrevistas em lugares de aglomeração e em blitz.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

Notícias


19/04/2024 - 07:32 - Mestrados e Doutorados

PUC-Rio em parceria com a UCDB abre inscrições para mestrado em Teologia

Curso é fruto de uma parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro



18/04/2024 - 07:16 - UCDB

Auxílio no preenchimento da declaração do IR também será feito no mutirão da Justiça Itinerante na UCDB

Atendimento será o dia 26 de abril, das 7h às 11h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Católica