Alunos de Farmácia da UCDB participam de 1° Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível

23/09/2019 - 17:00 - Graduação

Fonte: Marina Romualdo

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Acadêmicos do curso de Farmácia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) participaram do “1° Fórum Estadual em Defesa da Prescrição Legível” promovido pelo Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS). O evento foi realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, na sexta-feira (20), em alusão ao Dia Internacional do Farmacêutico comemorado no dia 25 deste mês.

Voltado não só para a comunidade acadêmica, mas também para a população e profissionais de saúde, o evento trouxe um debate sobre as estratégias e orientações referentes a prescrição legível de receitas médicas, já que o fato de o paciente não conseguir compreender o que está escrito pode provocar a compra errada do medicamento ou até mesmo o consumo impróprio — situações em que a saúde da pessoa é colocada em risco.

De acordo com acadêmica do 8° semestre e representante da UCDB no Conselho Regional de Farmácia (CRF Júnior), Shirley Ribeiro Lins Silva a discussão envolveu a importância do cumprimento da lei. “Temos leis municipais e estaduais que não são cumpridas e os pacientes são os mais prejudicados. Muitas vezes, eles saem das consultas sem entender o que está na receita médica e transferem a responsabilidade de decifrar o que está escrito aos farmacêuticos. Caso ocorra algum erro, os profissionais são responsabilizados por terem entregue o medicamento de uma receita ilegível. Para garantir o direito e a saúde do paciente, temos que exigir que os médicos cumpram as normas”, comentou a discente.

Na data, também participaram do evento as professoras Marla Ribeiro Arima Miranda e Rubia Adrieli Sversut. Mais informações sobre o curso de Farmácia da UCDB podem ser obtidas por meio do número (67) 3312-3452.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.