Indique a um amigo

Alunos de Ciências Biológicas da UCDB apresentam trabalhos em congressos nacionais e internacionais

06/10/2017 - 09:00 - Graduação

Fonte: Gabrielly Gonzalez

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Treze alunos de Ciências Biológicas da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) marcaram presença em congressos nacionais e internacionais no segundo semestre de 2017. Os acadêmicos apresentaram trabalhos no VIII Congresso Brasileiro de Herpetologia, no IX Congresso Brasileiro de Mastozoologia e EBEQ e, também, no Congresso Internacional de Genética (International Congress of Genetics).

No mês de setembro, durante o Congresso Internacional de Genética realizado em Águas de Lindóia (SP), as acadêmicas Letícia Sirilo, Renata Souza e Mariane Vilela apresentaram o trabalho “Methodology for genotyping microsatellite markers in panicum maximum using capillary electrophoresis” (Traduzido: Metologia para genotipagem de marcadores de microssatélites em Panicum máximo usando eletroforese capilar).

O estudo desenvolvido por elas abordou critérios que devem ser levados em consideração ao analisar resultados de eletroferograma—  forma crua e única o código genético extraído do DNA processado e representará seus resultados em forma de imagem, obtido de eletroforese capilar em poliploides.

“Foi uma experiência enriquecedora pois, além de ter contato com várias novidades na área da genética, pude conhecer diversos trabalhos que estão sendo desenvolvidos em outros países”, relatou a aluna Letícia Sirilo sobre participar de um congresso de âmbito internacional.

Já no IX Congresso Brasileiro de Mastozoologia, em Pirenópolis (GO), juntamente com a coordenadora do curso, Luciana Mendes Valério, os alunos Thawane Sanches e Gustavo Lima expuseram os resultados do projeto de pesquisa desenvolvido por um ano na região da Lagoa da Cruz que analisou a presença de gambás (Didelphis albiventris) na área urbana com características de Cerrado.

Para a acadêmica Thawane, a experiência de participar de um congresso tão importante acarreta na vida profissional. “É enriquecedor para a profissão, pois mesmo na graduação, já temos contato com pesquisadores e isso nos incentiva muito”, expôs.

Por fim, no XIII Congresso de Herpetologia, realizado em Campo Grande em julho, a Católica apresentou seis trabalhos sobre répteis, anfíbios e quelônios e a ocorrência desses animais em ambientes urbanos. Na data, o protagonismo foi dos alunos: Marcos Rafael Severgnini, Nicolle Batista, Klysman Fernandes, Priscilla Soares, Carina Ekisei, Cláudia Liz Rodrigues, Ricardo Martins e Mônica Moreira.  Todos os acadêmicos,  também tiveram suporte da coordenadora Luciana para o desenvolvimento das pesquisas.

Texto sob supervisão de Natalie Malulei.

 

Notícias


22/06/2018 - 07:00 - Vestibular

Inscrições para o Vestibular de Inverno UCDB 2018 encerram na segunda-feira

Processo seletivo traz 34 opções de graduação presencial, entre elas três novos cursos


21/06/2018 - 01:00 - Graduação

Festival Expressão e Ritmo reúne acadêmicos de Educação Física e Pedagogia

Evento trouxe brincadeiras, coreografias e peças teatrais com temas infantis


21/06/2018 - 10:00 - Graduação

Acadêmicos participam de aula de gala de História

Atividade faz parte da disciplina História do Brasil I