Além da exposição de produtos, quatro oficinas serão promovidas no segundo dia da Feira de Negócios

05/06/2018 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruk, ministrou a palestra de abertura da XII Feira de Negócios

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

“Tomada de decisão empresarial com business intelligence”; “Previdência privada”; “Cuidados na hora de abrir seu negócio” e “Gestão tributária para os pequenos negócios: simples nacional e casos práticos” serão os temas das quatro oficinas trazidas pela XII Feira de Negócios, na noite desta terça-feira (5). Das 19h30 às 20h30, os assuntos serão abordados nas salas de aula do bloco B do campus Tamandaré. Interessados em participar dos minicursos devem fazer a inscrição prévia por meio do site da UCDB, basta clicar aqui.

Também a noite, a partir das 20h40, haverá um show musical com Danilo Bachega e Sax in live. Além disso, dá-se início às 21h30, a uma gincana voltada para os acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, responsáveis pela organização da feira. Com a proposta de integrar as disciplinas das graduações e proporcionar aos alunos uma vivencia empresarial, eles serão divididos em grupos e terão que cumprir tarefas relacionadas ao conteúdo visto em sala de aula. A competição segue até o último dia de evento (6).

Além dessas atividades previstas para o período noturno, os 16 expositores que participam da feira estão disponíveis para atender o público em geral e a comunidade acadêmica a partir das 18h, e no período da manhã, às 7h. As empresas convidadas trazem vários tipos de serviços como alimentação e vestuário.

Promoção de conhecimento

Com o intuito de promover a troca de conhecimentos entre os participantes, mais do que as oficinas previstas para este segundo dia, durante a abertura do evento, realizada na noite de segunda-feira (4) foram realizadas duas palestras. O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Elias Verruk, falou sobre “Os rumos do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”.

Ex-professor dos cursos de Economia e Ciências Contábeis da Católica, Jaime relembrou o período em que esteve em sala de aula. Contou um pouco da trajetória traçada por ele enquanto profissional e expôs o atual trabalho de gestão que desenvolve na secretaria. Ao abordar o tema central da palestra pontuou números expressivos de Mato Grosso do Sul.

“A taxa de crescimento do nosso Estado supera a do país e também está acima da média nacional, percebemos que isso se dá por conta da diversificação econômica. Mesmo o agronegócio se mantendo como base, a maior participação, hoje, é da área de comércio e serviços.  Outro dado importante é que Mato Grosso do Sul está em 5º lugar no ranking de competitividade, algo que chama a atenção dos investidores”, comentou o secretário.

Mais do que expor os dados, ele esclareceu que um dos problemas enfrentados é a falta de gente. No Estado, há 2 milhões e meio de habitantes e 85% da população está concentrada em apenas dois municípios. “Para comércio e serviços o número não é ruim, mas quando se fala em atrair investimentos por parte da indústria, há dificuldades. Isso porque não temos condições de absorver toda a produção, ou seja, além do mercado interno, os empresários têm que pensar em exportar para o exterior ou para os demais estados”, explicou Jorge.    

Na mesma data, o diretor presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro, expôs uma questão séria e de grande relevância para o empresário: o consumo energético. Ele também apresentou aos acadêmicos um projeto de eficiência energética desenvolvido pela empresa em parceria com a UCDB na comunidade quilombola de Furnas do Dionísio.

Já no último dia de evento (6), às 19h30, no anfiteatro do bloco B, também será realizada a palestra “Startups: negócio de futuro ou futuro dos negócios?”. O assunto vai ser abordado pela professora do Centro Universitário de João Pessoa, na Paraíba, e referência na área, Sandra Ferreira de Lima. Para obter mais informações sobre o evento entre em contato com a coordenação do curso de Administração por meio do número (67) 3312-3823.

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna