Acolhida on-line abre semana de formação docente voltada para professores da Católica

28/07/2020 - 7:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Acolhida docente foi realizada de modo remoto, em uma transmissão ao vivo, feita pela página oficial da UCDB, no Youtube

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Com a necessidade de manter o isolamento social para evitar o contágio do novo coronavírus, o início do segundo semestre de 2020 para os professores da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) foi marcado por uma transmissão, ao vivo, feita por meio do canal oficial da Instituição, no Youtube. A Acolhida Docente foi aberta com uma oração feita pelo Reitor da Católica, Pe. José Marinoni, e trouxe um momento cultural, promovido pela Área de Cultura e Arte da UCDB, representada pelo coordenador Roberto Figueiredo. Foi exibido o vídeo de uma coreografia executada pelos bailarinos do grupo de dança Ararazul em que, cada um, da casa onde mora, dançou um trecho.  

Na sequência, Pe. Marinoni deu boas-vindas aos docentes e apresentou o texto da professora Érica Costa, mestre em Educação, intitulado “Professores e a arte de se reinventar”. As palavras escritas por ela, que leciona há 23 anos, segundo o Reitor, retratam a realidade enfrentada pelos professores no contexto da pandemia e geram a reflexão sobre o papel de educar. “Érica traz o pensamento de Paulo Freire que diz ‘A gente se faz educador, na prática e na reflexão sobre a prática’ e afirma que a palavra de ordem nesse momento em que vivemos é reinventar, reaprender”, citou Pe. Marinoni.  

De acordo com o Reitor, as tecnologias digitais têm possibilitado a aproximação e a troca entre professores e estudantes de modo remoto. Essa nova forma de educar exigiu do docente dedicação e inovação para que a formação acadêmica não fosse comprometida. Diante do esforço feito por cada professor da Católica, desde março, quando as aulas remotas foram instituídas na Universidade, Pe. Marinoni fez um agradecimento. “Aos professores e a todos aqueles que direta, ou indiretamente, se empenham para que a engrenagem dessa grande máquina chamada educação continue a funcionar, eu reitero aqui o meu respeito, o meu carinho e a minha admiração pela bravura e pela dedicação. Para vocês que são mestres na arte de se reinventar, os meus sinceros agradecimentos”, concluiu o sacerdote.

Durante a Acolhida, a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, também agradeceu a contribuição e o empenho do corpo docente. De acordo com ela, o trabalho desenvolvido apresentou bons resultados. Um levantamento feito pela UCDB identificou que no primeiro semestre deste ano, quando o conteúdo passou a ser ministrado de modo remoto, foram realizadas 8.730 aulas ao vivo, 3.772 aulas gravadas, 33.388 interações digitais em fóruns e 57.234 avaliações on-line. Todas essas ações foram aprovadas pelos acadêmicos e o estudo indicou que 97,4% das disciplinas foram qualificadas como positivas pelos alunos da UCDB.

“Esse é o resultado do esforço conjunto, a gente sempre afirmou isso, desde o início das aulas remotas. Em uma sexta-feira, fomos para casa e, na segunda, não voltamos para a UCDB. Retomamos as atividades de forma diferente e passamos a entrar na casa dos nossos alunos. Eu expresso a gratidão dessa Universidade por tudo o que vocês fizeram. Sabemos que temos um grupo comprometido, que ensina com amor, paciência e clareza. Nós, professores, somos formadores de opinião e a nossa prática docente contribui muito para a formação desses estudantes como profissionais e como pessoas. Por isso, nós precisamos estar motivados para continuar motivando esses acadêmicos. A gente sabe que é um momento muito delicado, mas a forma com que a gente age faz toda a diferença”, pontuou Rúbia.

Como as aulas neste segundo semestre, por enquanto, vão permanecer de modo remoto, melhorias no ambiente virtual foram anunciadas pela Pró-Reitora. Os aprimoramentos são referentes ao agendamento das aulas ao vivo e a inserção de material pedagógico. Instruções sobre as disciplinas práticas e ao estágio supervisionado também foram passadas para que as atividades possam ser executadas. “O objetivo é que nós possamos chegar no final do ano com tudo certo para a conclusão do semestre para todos os acadêmicos e, aqueles que concluem a graduação, possam se formar e colar grau”, concluiu Rúbia. A UCDB continua acompanhando as decisões dos órgãos de saúde para definir quando retomar de forma segura as atividades presenciais.

Semana de formação docente

A Acolhida foi a primeira atividade realizada pela “Semana de formação docente” que tem início hoje (28) e segue até sexta-feira (31), de modo remoto. A capacitação é organizada pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (Nap) da Católica e será aberta, às 8h, com a palestra “Entretenimento do cuidado”, ministrada pelo professor Márcio Luiz Costa. Nesta terça-feira também será realizada, das 18h às 20h, uma mesa-redonda com o tema “Avaliação diagnóstica e acompanhamento do aprendizado”. Participam do debate, as professoras Karine Ferreira da Costa, Maria Fernanda Daniel de Alencastro e Nádia Bigarella.

Para quarta-feira (29), o cronograma traz três oficinas: das 8h às 10h, o professor Rafael Chaia aborda o tema “Processo de ensino e aprendizagem: estruturação e potencial do ensino remoto”; das 14h às 16h , é a vez de Elton Tamiozzo falar sobre “Desapego e adaptações: exigências e urgências impostas pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem”; e, por fim, das 18h às 20h a oficina “Aprendizado por meio da solução de problemas no ensino remoto” vai ser ministrada pelo professor Marcos Alves.

Já na quinta-feira (30) e na sexta-feira (31), os coordenadores de cada graduação vão realizar reuniões com o corpo docente. O horário vai ser definido por cada curso e a proposta é refletir sobre o projeto pedagógico, além de abordar pontos referentes ao semestre letivo.