Acolhida dos Professores marca início do ano letivo da UCDB

08/02/2022 - 9:47 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

 

Uma noite de reencontro presencial, mas com os protocolos de biossegurança que a pandemia impõe. Assim foi realizada a Acolhida dos Professores 2022A, na noite desta segunda-feira (7), no anfiteatro do Bloco C. Com a presença dos Pró-Reitores Ir. Raffaele Lochi (Administração), Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Dra. Rubia Renata Marques (Graduação e Extensão) e Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação), o corpo docente refletiu sobre a marca UCDB, o tempo e o retorno seguro às aulas.

A abertura teve a participação do grupo de Cultura e Arte da UCDB com o tema “Transmutação”. Em seguida, a Pastoral UCDB apresentou-se e Pe. Idenilson falou sobre o “tempo”. “Existe o tempo cronológico e o kairótico. Tudo tem seu tempo e o tempo que temos é justamente para marcar a vida das pessoas com marcas de eternidade, de amor e de encontros significativos. Na semana que vem, vamos receber muitas vidas. Que 2022 seja um tempo oportuno para marcar a vida das pessoas”, ressaltou.

Professor Brasdorico Merqueades dos Santos fez um balanço da pós-graduação em Salesianidade, que forma a primeira turma neste mês e convidou os docentes para ingressarem na segunda turma.

Na sequência, professor Cristiano apresentou os procedimentos que serão tomados pela UCDB com relação à covid-19. “Temos o Plano de Biossegurança que é constantemente revisado e atualizado e está à disposição de toda comunidade acadêmica. Com o uso correto das máscaras, distanciamento de um metro, ambientes ventilados e higienização das mãos, vamos conseguindo evitar o contágio. E, o fator que mais nos deixa tranquilos é a vacinação: mais de 99% do nosso corpo docente e administrativo está com o esquema vacinal completo (duas doses)”, afirmou sob aplausos dos presentes.

A supervisora de Marketing da UCDB, Ariane Pina, apresentou aos professores a importância do fortalecimento da marca da Instituição, ressaltando como usar, onde e quando os docentes podem colaborar na visibilidade e divulgação. “Vocês são embaixadores da marca UCDB. Vocês estão em contato com os alunos e sabem encantar”, destacou.

Finalizando as apresentações, a pró-reitora Rubia Marques falou da alegria em reencontrar os colegas e lembrou das mudanças provocadas pela pandemia. “Vocês são pessoas diferentes daquelas de dois anos atrás. Vocês vão receber em sala de aula um aluno calouro que passou 2/3 do ensino médio estudando remotamente. Ou um veterano de 3º semestre que ainda não vivenciou o campus. Então, sejamos flexíveis e saibamos ouvir nossos alunos”. Ela aproveitou para comemorar os bons frutos colhidos em 2021. “Apesar de todas as dificuldades, no ano passado, alcançamos o sonhado IGC 4, almejado nesses 28 anos de universidade. Também fomos destaque no Guia da Faculdade do Estadão e nossos professores colecionaram prêmios. Tudo isso é fruto do esforço de cada um de vocês para melhorar e manter essas conquistas”.

Formação docente

Durante a semana, os professores terão uma ampla programação dentro da semana de Formação Docente. Hoje (8), de maneira remota, o professor Marcos Alves vai mediar a palestra ‘Engajamento e boas práticas no ensino híbrido’, ministrada pela professora Raquel Acciarito Motta. Às 18 horas, também de maneira remota, a professora Luciana Venhofen vai mediar a oficina ‘Amorevolezza Educomunicativa: no coração de novos pátios salesianos’, ministrada pelo professor Oswaldo Ribeiro da Silva.

Amanhã (9), às 8h, também de maneira remota, ocorre a mesa-redonda ‘Negociação de conflitos - professor e estudante’, com a participação dos docentes Leandro Tortosa Sequeira, Maineide Zanotto Velasques e Nilton César Antunes  da Costa. Ainda no mesmo dia, às 18h, também de forma remota ocorrerá a live ‘Alimentação saudável, equilíbrio e bem-estar’, com a professora Andréia Gomes Martins João e mediada pela professora Nayara Cesário.

Os professores participam no dia 10, das 8h às 10h, de oficinas presenciais no Bloco D, como  ‘Produção de portfólio e processo avaliativo’, ministrada pelo professor Nelson Kian; ‘Diagrama da árvore’, com o professor Ricardo Martins dos Santos; ‘Arco de Maguerez’, com a professora Ursulla Vilella Andrade; ‘Aromaterapia e técnicas de relaxamento’, com a professora Raquele Tiana Kohler; e ‘Editor de vídeo camtasia Studio’, com o professor Fortunato Lopes Bennett, especialmente no Laboratório de Informática do Bloco C. Nesta mesma data, às 18 horas, ocorre a live ‘A construção do professor pesquisador’, com os docentes José Licínio Backes, Ludovico Migliolo, Michel Constantino, Octávio Franco, Naji Rajai Nasri Ama, sob a mediação do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Para encerrar a ‘Semana de Formação Docente 2022’, no dia 11, a partir das 8 horas, de forma remota, será realizada a mesa-redonda ‘Gestão de tempo, procrastinação, planejamento do cuidado’, com a participação dos professores Marcos Alves, Ana Paula Melim e Nadia Bigarella, sob a mediação da professora Blanca Martin Salvago. 

 

Notícias


13/03/2024 - 10:14 - Cultura

Parceria fortalece ações de educação ambiental no Museu das Culturas Dom Bosco

Don Bosco Green Alliance é uma rede de instituições Salesianas distribuídas no mundo, que desenvolvem projetos e ações voltadas à educação, meio ambiente e sustentabilidade


13/03/2024 - 07:17 - Graduação

UCDB promove palestra sobre responsabilidade técnica do profissional de Educação Física

Tema reuniu acadêmicos da área de diversos semestres das turmas matutina e noturna