Acolhida Docente reforça o papel dos professores na construção da humanidade

07/02/2023 - 9:13 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

Uma noite cultural e de reencontro para celebrar a educação. Assim foi a Acolhida Docente 2023A, realizada na noite de ontem (6), no anfiteatro do bloco C. O evento teve a presença do Reitor, Pe. José Marinoni, e dos pró-reitores Pe. Idenilson Lemes da Conceição (Pastoral e Assuntos Comunitários), Rubia Renata Marques (Graduação e Extensão), Cristiano Marcelo Espínola Carvalho (Pesquisa e Pós-graduação) e Taner Douglas Bitencourt (Administração), que foi oficialmente empossado no início de janeiro e apresentado ao corpo docente no evento. O grupo Senta que o Leão é Manso apresentou a peça comemorativa dos 40 anos do grupo, Sonhos de uma Noite de Verão.

Pe. Idenilson abriu a noite e falou sobre o tema da Estreia 2023, escrita pelo Reitor-Mor dos Salesianos, Pe. Ángel Fernandez Artime, “Como Fermento na Família Humana de Hoje — A dimensão laical da Família de Dom Bosco”. “Queremos refletir sobre a importância da presença e da missão dos leigos na família salesiana”, destacou. O professor Brasdorico Merqueades, salesiano cooperador, conduziu o momento de oração falando sobre esperança e fé. Em seguida, a Escola de Dança Suzana Leite levou ao palco do bloco C a apresentação de um duo de música contemporânea.

Pe. Marinoni apresentou aos docentes uma reflexão do Papa Francisco escrita pelo grão-chanceler da PUC-Minas, Dom Walmor Oliveira de Rezende. “Educadores são artesãos da humanidade, construtores da paz e do encontro!”, exaltou. Destacou o pacto global pela educação como uma ação conjunta para renovar o compromisso com as novas gerações, com uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de ouvir com paciência, ter um diálogo construtivo e capaz de compreensão mútua. “Estamos recebendo jovens que em 2020 ingressaram no 1º ano do ensino médio e cursaram dois anos de ensino remoto, com todas as dificuldades emocionais trazidas com a pandemia. São eles que estarão sob nossos cuidados. Professor e aluno são duas pontas de uma relação de aprendizado e o protagonista da sala de aula é o estudante e entre os pilares dessa relação está o diálogo, a confiança. Precisamos ter um canal aberto de diálogo, valorizando a cultura do aluno, com metodologias ativas e com programas de orientação”, recomentou o Reitor.

O novo pró-reitor de Administração, professor Taner Bitencourt, foi apresentado e compartilhou com os docentes um pouco de sua trajetória pessoal e profissional. “Estou vivendo um momento muito especial na minha vida. Quero agradecer a confiança do Pe. Marinoni e do Pe. Ricardo Carlos [Chanceler da UCDB], com quem convivi durante a gestão do Conselho de Reitores, que acataram o meu nome e quebraram paradigmas”, afirmou. “O professor é um indivíduo que inspira um menino no banco da escola e mostra a ele que é possível seguir o caminho. Tenho uma admiração absurda pela docência e gratidão porque ela é o trilho do caminho que eu sigo”.

O grupo Senta que o Leão é Manso encerrou a noite com a apresentação da peça Sonhos de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e divertiu o público com a história dirigida pelo professor Roberto Figueiredo.

 

Veja galeria de fotos