Acolhida 2020: Calouros são recepcionados no Pátio UCDB e recebem orientações sobre a vida acadêmica

12/02/2020 - 22:00 - Graduação

Fonte: Natalie Malulei

Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Rúbia Renata Marques, foi uma das representantes da UCDB que deu boas-vindas aos calouros

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

Nesta quarta-feira (12), iniciou o ano letivo para os novos acadêmicos da Universidade Católica Dom Bosco. Os calouros foram recepcionados no Pátio UCDB quando, muitos deles, tiveram o primeiro contato com o campus Tamandaré. De manhã, os novos alunos acompanharam a cerimônia de posse do novo Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, que reassumiu o cargo após quatro anos, e depois receberam orientações a respeito da vida acadêmica.  As mesmas informações foram passadas para os calouros do período noturno e todos os acadêmicos receberam o livreto “Salva Calouro”, além de um mapa para ajuda-los a locomoverem-se pela Universidade.

Durante a Acolhida, entre os representantes da Católica que deram boas-vindas aos novos alunos estava o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gillianno Mazzetto. “No início desta jornada acadêmica, dou três conselhos para vocês: não percam o ânimo, façam parcerias inteligentes e não tenham medo de errar”, mencionou Gillianno.

Na data, a Pró-Reitora de Graduação, Rúbia Renata Marques também conversou com os acadêmicos. Ela ressaltou a importância do empenho para cursar a graduação e que o corpo docente está presente para apoiar e ensinar cada aluno. “Não tenham receio ou vergonha de dizer para o professor de vocês que não entenderam o conteúdo. Ele está ali para facilitar o processo de aprendizagem e vocês estão aqui justamente para aprender. Vocês vão sair daqui preparados para o mercado de trabalho”, pontuou Rúbia.

Após o momento no Pátio UCDB, tanto de manhã, quanto à noite, os calouros foram divididos por áreas do conhecimento e puderam conversar com docentes e coordenadores dos cursos de graduação. Para as novas acadêmicas, como Mariana Brandão, caloura de Medicina Veterinária e Júlia Gaviglia, caloura de Direito, a recepção foi bastante positiva.  “Gostamos do clima da Universidade que é bem animado! Além disso, a estrutura do campus é ótima e os professores parecem ser muito bons, mostraram que tem bastante coisa para oferecer aos alunos”, comentaram as alunas.

Acolhida continua amanhã

Nesta quinta-feira (13), tem início o ano letivo para os veteranos. Todos os acadêmicos terão os dois primeiros tempos de aula e, às 9h e às 20h30, um grande show será realizado no Bosque UCDB. Dentre as atrações estão a banda Trinka, além da apresentação de vários DJs e da bateria da Atlética de Direito.

Proporcionar momentos de diversão que permitam a confraternização da comunidade acadêmica tem como principal objetivo evitar o trote violento. A UCDB editou portaria interna que prevê punições que podem chegar a expulsão caso sejam flagradas situações vexatórias ou que exponham a riscos os acadêmicos, sejam eles calouros ou veteranos.

Outras medidas tomadas são o acordo com proprietários de bares dos arredores da UCDB, que permanecerão fechados durante o período de aulas hoje e amanhã. A Polícia Militar e a Agetran farão orientações do trânsito e do cumprimento das leis, tais como a Lei do Trote (lei estadual 2.929, de 9 de dezembro de 2004), que proíbe a prática do trote “quando realizado sob coação, agressão física, moral ou qualquer outro constrangimento que possa colocar em risco a saúde ou a integridade física dos calouros de instituições de ensino”.

Clique aqui para acessar a galeria e conferir todas as fotos da Acolhida 2020.