Acadêmicos relembram 100 anos da Semana de Arte Moderna

18/02/2022 - 12:39 - Graduação

Fonte: Silvia Tada

Veja as últimas notícias da UCDB para você que está interessado em Graduação

 

A arte brasileira pode ser contada em duas fases principais: antes e depois da Semana de Arte Moderna de 1922. A análise é do historiador e responsável pela área de Cultura e Arte da Universidade Católica Dom Bosco, Roberto Figueiredo. Para marcar os 100 anos do evento, o docente reuniu os acadêmicos de Design e de Arquitetura e Urbanismo para uma exposição que está montada no saguão do bloco A.

“A Semana de 22 foi um divisor. Ela serviu para mostrar para nós, brasileiros, que era possível fazer uma arte nossa de muita qualidade, buscando referências em nossa própria cultura, nos brasileiros. Não precisávamos buscar referências em outros países porque a inspiração pode ser no Brasil”, avaliou.

Sabendo da importância e da comemoração do centenário, o professor propôs, ainda em 2021, que os acadêmicos pesquisassem e apresentassem sobre o tema, dentro da disciplina Estética e História das Artes. Os alunos, hoje no 3º semestre dos cursos, divididos em grupos, pesquisaram sobre os diversos artistas participantes do movimento.